ESTADO DO CONHECIMENTO

A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NA ÁREA DA SAÚDE E A DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48766

Resumen

A Pedagogia Universitária (PU) é um campo teórico fértil que possibilita analisar e compreender os inúmeros aspectos que envolvem a docência na Educação Superior. No presente estudo, procuramos responder a seguinte questão: o que nos revelam as pesquisas sobre a Pedagogia Universitária na área da Saúde e a Docência em Enfermagem? Objetivamos identificar e construir uma análise do que nos revelam os horizontes de pesquisas dentro do referido tema, a partir de Teses e Dissertações disponibilizadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e artigos científicos publicados na biblioteca Scientific Electronic Library Online (SciELO), no recorte temporal de 2014 a 2024. Trata-se de uma pesquisa do Estado do Conhecimento, de abordagem quali-quantitativa e caráter bibliográfico, apoiado nos escritos de Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). Os achados revelam que o ingresso dos profissionais da saúde na carreira docente é marcado pela ausência de formação pedagógica e a existência de um conflito identitário. A constituição docente tende a iniciar em paralelo com o contexto prático da saúde, num processo de reflexão sobre o próprio saber-fazer e busca por formação contínua, em uma perspectiva de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Identifica-se a necessidade de ampliar e fortalecer o campo da PU que ainda é carente de aprofundamento teórico. Para tanto, espera-se que este estudo suscite importantes reflexões para estudos futuros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

MARIA DA GRAÇA DELUQUE GOMES, UNEMAT

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Estácio do Pantanal – FAPAN (2021). Pós-graduada em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – DocentEPT (2024). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEdu/Unemat (2024), na linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Docência GFORDOC/UNEMAT.

LORIÉGE PESSOA BITENCOURT, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – Imaculada Conceição (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Pós-Doutorado em Estudos Culturais pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) desde 1995, atuando na graduação de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu/UNEMAT na Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Docência GFORDOC/UNEMAT. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNEMAT. 

Publicado

2025-10-16

Cómo citar

GOMES, M. D. G. D. ., & BITENCOURT, L. P. (2025). ESTADO DO CONHECIMENTO: A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NA ÁREA DA SAÚDE E A DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM. Educação Em Foco, 30(1), e30054. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48766