A DIMENSÃO SUBJETIVA DA DESIGUALDADE SOCIAL NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46126Resumo
A desigualdade social e o racismo são problemas estruturantes da sociedade brasileira, de forma que são os maiores responsáveis pela produção das iniquidades sociais que caracterizam o Brasil. Nesse sentido, o acesso à educação, embora garantido constitucionalmente, não é universal, sendo o ensino superior historicamente marcado por um caráter excludente e elitista. Este cenário vem se modificando através de políticas públicas, que proporcionaram um processo de abertura àqueles que, historicamente, não acessavam esse espaço, como os jovens negros, egressos da escola pública e oriundos de camadas populares. Mesmo diante das mudanças no perfil sociodemográfico dos estudantes deste nível de ensino, o cenário ainda é marcado por profunda desigualdade. O presente estudo se trata, portanto, de um relato de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi investigar a dimensão subjetiva da desigualdade social na educação superior, traduzido, na pesquisa, como um estudo sobre significações constituídas por estudantes bolsistas do ProUni, em uma instituição de ensino superior de alto prestígio, situada na cidade de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada nas formulações da Psicologia sócio-histórica, em que participaram voluntariamente dois jovens negros, estudantes de graduação do último período do curso de Psicologia. Para produção dos dados foram realizadas conversações com os participantes da pesquisa, de modo que a análise foi elaborada a partir dos núcleos de significação. A análise nos leva a considerar dois aspectos que constituem um par dialético das significações constituídas: a humilhação social sentida e vivida pelos jovens pobres e negros e o sentimento de esforço pessoal/vitória.
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