A DIMENSÃO SUBJETIVA DA DESIGUALDADE SOCIAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46126

Resumo

A desigualdade social e o racismo são problemas estruturantes da sociedade brasileira, de forma que são os maiores responsáveis pela produção das iniquidades sociais que caracterizam o Brasil. Nesse sentido, o acesso à educação, embora garantido constitucionalmente, não é universal, sendo o ensino superior historicamente marcado por um caráter excludente e elitista. Este cenário vem se modificando através de políticas públicas, que proporcionaram um processo de abertura àqueles que, historicamente, não acessavam esse espaço, como os jovens negros, egressos da escola pública e oriundos de camadas populares. Mesmo diante das mudanças no perfil sociodemográfico dos estudantes deste nível de ensino, o cenário ainda é marcado por profunda desigualdade. O presente estudo se trata, portanto, de um relato de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi investigar a dimensão subjetiva da desigualdade social na educação superior, traduzido, na pesquisa, como um estudo sobre significações constituídas por estudantes bolsistas do ProUni, em uma instituição de ensino superior de alto prestígio, situada na cidade de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada nas formulações da Psicologia sócio-histórica, em que participaram voluntariamente dois jovens negros, estudantes de graduação do último período do curso de Psicologia. Para produção dos dados foram realizadas conversações com os participantes da pesquisa, de modo que a análise foi elaborada a partir dos núcleos de significação. A análise nos leva a considerar dois aspectos que constituem um par dialético das significações constituídas: a humilhação social sentida e vivida pelos jovens pobres e negros e o sentimento de esforço pessoal/vitória.

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Biografia do Autor

Gabrielle Capinam da Silva Simões, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mestrado em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em que desenvolveu um estudo sobre a dimensão subjetiva da desigualdade social no ensino superior. Atualmente é doutoranda no programa de Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), desenvolvendo uma pesquisa a respeito do enfrentamento institucional ao racismo no ensino superior e o impacto na comunidade acadêmica. Faz parte do grupo de pesquisa "A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social: suas diversas expressões", coordenado pela professora Dra. Ana Bock.

Ana Mercês Bahia Bock

Psicóloga, possui graduação em Psicologia (1975), mestrado (1991) e doutorado (1997)em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular da mesma Universidade, onde ministra aulas no curso de graduação em Psicologia e no curso de Pós-Graduação em Psicologia da Educação. Tem várias publicações como organizadora, autora ou co-autora. Particpa de comissões editoriais de várias revistas na área de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Sócio Histórica, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: psicologia, educação, psicologia sócio-histórica, profissão e compromisso social e dimensão subjetiva da desigualdade social. Coordena grupo de pesquisa: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social: suas diversas expressões. Foi presidente do Conselho Federal de Psicologia por três gestões. Preside o Instituto Silvia Lane -Psicologia e Compromisso Social.

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Publicado

2025-03-30

Como Citar

Capinam da Silva Simões, G., & Bahia Bock, A. M. (2025). A DIMENSÃO SUBJETIVA DA DESIGUALDADE SOCIAL NO ENSINO SUPERIOR. Educação Em Foco, 30(1), e30016. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46126

Edição

Seção

Artigos