NARRATIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE

UM ENCONTRO COM O EU, O OUTRO E O NÓS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45807

Resumo

Neste estudo, a pesquisa narrativa é empregada como um instrumento teórico e metodológico para interpretar as narrativas escritas por integrantes de um Grupo de Estudos e Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora, após oferecerem um curso de capacitação intitulado O eu, o nós e o outro: ressignificando saberes. O objetivo foi investigar o potencial formativo experienciado por esses sujeitos ao se colocarem como propositores do curso. Para isso, discutimos a formação docente a partir do formador, que se coloca na condição de aprendente, para refletir sobre o que modificou na sua percepção sobre si e sobre sua profissão. A investigação interpretativa que ora se apresenta evidenciou a potencialidade formadora que os cursos de formação continuada e outros projetos educativos trazem para seus organizadores. Ressaltamos o papel desempenhado pelas interações sociais entre os participantes e as implicações para a prática pedagógica. Foi possível concluirmos que a unicidade do docente consiste em assumir, conforme indicado por Bakhtin, um lugar único, irrepetível e insubstituível de formar e formar-se a partir do outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Educação Química pela mesma universidade e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFJF.

Pedro Amarilho Almeida Macedo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Biologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (MG), Brasil

Lethycia Lopes Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, Paraná (PR), Brasil

Érika Vargas de Souza Barros, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora da rede municipal de Três Rios, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Downloads

Publicado

2025-02-05

Como Citar

Reis, R. de C., Macedo, P. A. A. ., Pereira, L. L. ., & Barros, Érika V. de S. . (2025). NARRATIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: UM ENCONTRO COM O EU, O OUTRO E O NÓS. Educação Em Foco, 30(1), e30005. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45807

Edição

Seção

Artigos