A CONSOLIDAÇÃO DA MATERIALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Elomar Tambara Universidade Federal de Pelotas
  • Eduardo Arriada Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.45070

Resumo

Este trabalho investiga a interconexão entre a materialidade do ambiente escolar e os conteúdos acadêmicos prescritos nas regulações de instrução pública para as primeiras letras no Brasil no século XIX. Utilizar-se-á, como recurso teórico-metodológico, concepções oriundas do materialismo histórico em sua versão gramsciana. Os materiais para o ensino da leitura e da escrita, como cartilhas e os livros de leituras utilizados nas escolas constituem-se em indicadores privilegiados da configuração da prática pedagógica no século XIX. Mas, não tem condições, isoladamente, de permitir a apreensão desta realidade e entende-se que a percepção de outras condições infra estruturais são tão ou mais importantes para compreender o processo de aquisição da leitura e da escrita. A análise relaciona e, de certa forma, confronta o estabelecido por leis e regulamentos de instrução pública, orientações dos governos provinciais, normatizações dos conselhos municipais sobre instrução, etc. e a materialidade constante nos inventários de transmissão ou assunção da titularidade das aulas. Nestes documentos é possível identificar, a existência, ou não, de materialidades deste aprendizado (além dos livros) de outros componentes desta realidade como bancos de areia, penas, lousas, cadernos, carteiras escolares, mapas, livros de frequência, etc. A análise deste corpus documental permite afirmar que o processo de constituição do sistema de ensino de leitura e escrita no Brasil ocorreu dentro dos padrões mais modernos da época, evidentemente circunstanciado por uma formação social escravocrata, refutando as interpretações “positivistas/republicanas” que insistem em desqualificar os esforços das províncias, pós ato adicional de 1834, em relação à instrução pública.

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Biografia do Autor

Elomar Tambara, Universidade Federal de Pelotas

Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas.,

Eduardo Arriada, Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, RGS, Brasil

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Tambara , E. ., & Arriada, E. (2024). A CONSOLIDAÇÃO DA MATERIALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR DO RIO GRANDE DO SUL. Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29051. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.45070