CANETA DE PENA E TINTEIRO

LUGARES DE ENCONTRO PARA A ESCRITA (SÉCULOS XIX E XX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44290

Resumo

O artigo pretende problematizar objetos utilizados para a escrita e que se caracterizam
como artefatos escolares tais como a pena, a caneta de pena e o tinteiro. Estes materiais foram essenciais ao ato de escrever cujo lugar de encontro se materializa na própria escrita. A pena, a caneta de pena e o tinteiro foram artefatos utilizados em âmbito escolar e não-escolar e que estiveram mobilizados, principalmente no século XIX no Brasil e também no início do século XX, por uma elite alfabetizada. Suas memórias e prescrições de uso foram deixadas em anúncios de ropaganda em revistas de ensino e em manuais didáticos. Rastrear estes usos através de sua circulação nestes impressos permitirá despertar marcas desse material, aparentemente banal, no presente, mas que serviu no passado para a aprendizagem e desenvolvimento da escrita. Utilizados para a escrita manuscrita, envolviam além da aprendizagem do ato de escrever e copiar, um treino caligráfico e o esforço muscular para seu uso com tinta e suas diferentes ponteiras. A abordagem teórica-metodológica centra-se na pesquisa bibliográfica articulada com imagens propagandeadas em impressos buscando ampliar possibilidades de conhecer um repertório de práticas do passado que ainda assolam nosso presente. Como resultados do estudo pretende-se demonstrar que esses artefatos usados para a escrita na escola e fora dela, circularam nos impressos como propagandas ou como indicativos para a aprendizagem e usos, demonstrando o modo como a escola e seus materiais foram sendo constituídos ao longo dos anos.

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Biografia do Autor

Maria Teresa Santos Cunha, UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada e Mestra em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação/História e Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular pelo Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC onde atuou de 1998 a 2021.

Vania Grim Thies, Universidade Federal de Pelotas

Professora da Universidade Federal de Pelotas atuando no Pograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Pesquisadora e líder do grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales), coordenadora do centro de memória e pesquisa Hisales. Realiza estágio Pós-doutoral na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Maria Teresa Santos Cunha. Possui Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação.   

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Santos Cunha, M. T., & Grim Thies, V. . (2024). CANETA DE PENA E TINTEIRO: LUGARES DE ENCONTRO PARA A ESCRITA (SÉCULOS XIX E XX). Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29049. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44290