A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44468

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar discussões e práticas sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática por meio de uma revisão sistemática da literatura. O corpus documental é composto por 7 trabalhos oriundos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), sendo 2 teses e 5 dissertações. A metodologia utilizada consistiu nas orientações sobre revisão sistemática da literatura expressas por Brizola e Fantin (2016), Galvão e Ricarte (2019) e Campos, Caetano e Laus-Gomes (2023). O método utilizado para a análise dos resultados foi a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), (Rodrigues, 2019). Para auxiliar no processo de análise, foi utilizado o software Atlas.ti que contribuiu na constituição das Categorias de Análise, a saber: i) Desafios enfrentados para integração das tecnologias digitais no currículo das Licenciaturas em Matemática; ii) Estratégias propostas para a integração das tecnologias digitais no currículo das Licenciaturas em Matemática; iii) Formação de professores de Matemática. Os resultados da pesquisa apontaram para a estreita ligação entre formação inicial e continuada, de modo que uma formação inicial que ignore o potencial tecnológico no ensino tende a gerar resistências futuras por parte dos professores. Assim, enfatiza-se a necessidade de uma sólida articulação entre a formação inicial e a formação continuada de professores, de maneira que ambas estejam alinhadas à perspectiva de uma cultura digital e promovam o desenvolvimento de posturas reflexivas frente às TDIC e suas implicações no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero Barbosa de Sousa, Universidade de Pernambuco

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina/PE. Desenvolve pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase em História da Educação Matemática e nos seguintes temas: restauração, conservação e preservação de arquivos escolares e Repositórios de Conteúdo Digital (RCD).

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco

Licenciada e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2013). Pós-doutora em Investigação e Docência Universitária pelo Instituto de Educação Superior Latinoamericano (2022). Professora Adjunta do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da UPE. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Aprendizagem Matemática, Avaliação Educacional, Docência no Ensino Superior, Educação Integral, Formação de Professores para a Diversidade Cultural e Educação a Distância. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Didática da Matemática, Formação de Professores na perspectiva decolonial e em Políticas Públicas para a Educação Superior na América Latina. Avaliadora ad hoc de Cursos e de Instituições de Educação Superior (BASIs/INEP/MEC). Membro do Conselho Editorial da Editora Ibero-Americana de Estudos em Educação (EIEE) e membro afiliado da Rede CpE. Atua como Parecerista ad hoc em eventos científicos da FEA/USP nas áreas de Matemática e Educação

Carla Saturnina Ramos de Moura, Universidade de Pernambuco

Doutora em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, na linha de Pesquisa Sociedade, Economia e Construção do Conhecimento- PPGADT/UNIVASF. Possui mestrado em Matemática - PROFMAT/Universidade Federal do Vale do São Francisco e graduação em Matemática pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é professora adjunta- colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco- UPE- Campus- Petrolina. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Tecnologias Digitais para o ensino e aprendizagem da Matemática.

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Sousa, C. B. de ., Cusati, I. C. ., & Moura, C. S. R. de . (2024). A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Educação Em Foco, 29(1), e29039. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44468

Edição

Seção

Artigos