O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NAS NORMATIVAS CURRICULARES DO BRASIL, CHILE E ARGENTINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43572

Resumo

No que se refere ao ensino de Geografia, é possível afirmar que houve modificações nas normativas curriculares em diversos países, com os esforços de tornar esse ensino mais atrativo, problematizador e preocupado com o raciocinar geograficamente. O presente artigo tem como objetivo investigar de que maneira o raciocínio geográfico é apropriado pelas normativas curriculares do Brasil, Chile e Argentina. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, utilizando-se o método comparativo, para analisar e comparar a BNCC – Brasil –, o Curriculum Nacional – Chile – e os Nucleos de Aprendizajes Prioritarios – Argentina. Foram analisadas as normativas curriculares referentes aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que a BNCC menciona o termo raciocínio geográfico, mas não apresenta um aclaramento desse raciocínio. Já o Curriculum Nacional destaca que para pensar geograficamente e compreender as relações e conexões presentes no espaço geográfico, é necessário operar com conhecimentos, habilidades e atitudes, específicas da Geografia, contudo não apresenta e aclara tais elementos concernentes ao pensar geograficamente. Enquanto os Nucleos de Aprendizajes Prioritarios mencionam e abordam elementos importantes para a Geografia, como espaço geográfico, território e escala, contudo não fazem alusão a uma forma de se pensar da Geografia. Conclui-se que apesar dos esforços de muitos pesquisadores em definir o que seja raciocínio geográfico, pensamento geográfico, pensamento espacial ou termos similares, as normativas curriculares que estabelecem as diretrizes para a educação nos três países não definem de forma clara e objetiva esse modo de pensar da/na Geografia.

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Biografia do Autor

Patrícia Assis da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2021). Possui graduação (2015) e mestrado (2017) em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ.  Atua na formação de professores e desenvolve pesquisa em Ensino de Geografia, com ênfase no desenvolvimento do raciocínio geográfico e na intepretação de situações geográficas. É vice-coordenadora do Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisa em Geografia - GEPEGEO. 

Sinara Cristine Faria, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licencianda em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pedagoga, pela Fundação Educacional de Divinópolis, atual Universidade do Estado de Minas Gerais. 

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Publicado

2024-04-18

Como Citar

Silva Ribeiro, P. A. da, & Faria, S. C. (2024). O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NAS NORMATIVAS CURRICULARES DO BRASIL, CHILE E ARGENTINA . Educação Em Foco, 29(1), e29013. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43572

Edição

Seção

Artigos