PERCEPÇÕES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E SUAS MEDIAÇÕES NA ESCOLA
UNDERSTANDING PEDAGOGICAL COORDINATION
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42562Resumo
A pesquisa objetivou analisar a compreensão dos coordenadores técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e de coordenadores pedagógicos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede municipal urbana de ensino de Três Lagoas-MS, sobre a importância e a utilidade das políticas de formação continuada no período de 2015 a 2020. Partiu-se do pressuposto de que a percepção desses profissionais é essencial para apreender sobre o contexto das políticas de formação continuada docente implantadas no município, indicando caminhos e descaminhos que colaborariam para um salto qualitativo na formação de professores e nas práticas pedagógicas. O estudo, de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 2013), foi desenvolvido em três etapas: sendo, a primeira, bibliográfica e documental por meio da qual se realizou o levantamento das principais legislações e dos atos normativos referentes às políticas de formação continuada; a segunda consistiu na realização de dois grupos focais conforme Berenger, Elliot e Parreira (2012), com transcrições codificadas segundo Pretti (1999) e a terceira abrangeu a organização e a análise dos resultados, partindo-se das orientações de Bardin (2016). Os resultados revelaram que os participantes compreendem as políticas de formação continuada como úteis e importantes, pois a Semec tem valorizado esse tipo de formação nas unidades de ensino. Porém, foram identificadas lacunas no conhecimento dos participantes sobre as metas propostas no Plano Nacional de Educação para os estudos em nível stricto sensu. Os resultados evidenciam a forte presença do papel indutor do Estado brasileiro na elaboração e na execução das políticas de formação continuada docente na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas-MS.
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