PERCEPÇÕES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E SUAS MEDIAÇÕES NA ESCOLA

UNDERSTANDING PEDAGOGICAL COORDINATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42562

Resumo

A pesquisa objetivou analisar a compreensão dos coordenadores técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e de coordenadores pedagógicos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede municipal urbana de ensino de Três Lagoas-MS, sobre a importância e a utilidade das políticas de formação continuada no período de 2015 a 2020. Partiu-se do pressuposto de que a percepção desses profissionais é essencial para apreender sobre o contexto das políticas de formação continuada docente implantadas no município, indicando caminhos e descaminhos que colaborariam para um salto qualitativo na formação de professores e nas práticas pedagógicas. O estudo, de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 2013), foi desenvolvido em três etapas: sendo, a primeira, bibliográfica e documental por meio da qual se realizou o levantamento das principais legislações e dos atos normativos referentes às políticas de formação continuada; a  segunda consistiu na realização de dois grupos focais conforme Berenger, Elliot e Parreira (2012), com transcrições codificadas  segundo Pretti (1999) e a terceira abrangeu a organização e a análise dos resultados, partindo-se das orientações de Bardin (2016). Os resultados revelaram que os participantes compreendem as políticas de formação continuada como úteis e importantes, pois a Semec tem valorizado esse tipo de formação nas unidades de ensino. Porém, foram identificadas lacunas no conhecimento dos participantes sobre as metas propostas no Plano Nacional de Educação para os estudos em nível stricto sensu. Os resultados evidenciam a forte presença do papel indutor do Estado brasileiro na elaboração e na execução das políticas de formação continuada docente na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas-MS. 

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Biografia do Autor

Angela, ufms

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Possui especialização em Psicopedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - Ulbra/RS e em Educação Inclusiva pela Faculdade Campos Eliseos - FCE/SP. Atualmente é professora coordenadora na rede municipal de ensino de Três Lagoas. Tem experiência na área de Educação, como professora da educação infantil, professora do ensino fundamental e coordenadora pedagógica. É aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado, tem como orientadora a professora doutora Carla Busato Zandavalli, título da pesquisa: Políticas e Ações de formação Continuada propostas pela Secretaria de Educação do Município de Três Lagoas, MS: A análise dos(as) coordenadores(as) que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental - ciclo de alfabetização. Atua no GEPPFORT - Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias- UFMS.

Carla, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Atua desde 1989 em cursos de formação de professores. Foi Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário de Campo Grande e Pró-Reitora Acadêmica da mesma instituição. É professora Associada da UFMS, atuando em cursos de graduação das modalidades presencial e a distância e nos Programas de Pós-Graduação em Educação - CPTL e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, principalmente nos seguintes temas: avaliação de sistemas, autoavaliação, formação de professores, expansão e permanência no ensino superior, tecnologias aplicadas à educação, educação a distância, currículo. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas, Formação de Professores e Tecnologias Educacionais ? Geppforte. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Formação Docente no Ensino de Ciências, Grupo interdisciplinar de ensino com uso da computação.

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Publicado

2024-03-19

Como Citar

Andrade, A. B. dos S. ., & Zandavalli, C. B. (2024). PERCEPÇÕES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E SUAS MEDIAÇÕES NA ESCOLA: UNDERSTANDING PEDAGOGICAL COORDINATION. Educação Em Foco, 29(1), e29011. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42562

Edição

Seção

Artigos