OS SENTIDOS DOS CADERNOS ESCOLARES EM TEMPOS DE PANDEMIA

COM A PALAVRA, AS CRIANÇAS E AS PROFESSORAS

Autores

  • Jiseli de Fátima Oliveira Pasqualin Universidade da Região de Joinville -UNILIVVE https://orcid.org/0009-0004-7898-8482
  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro Univille - Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.40999

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender os sentidos dos cadernos escolares em tempos de pandemia, nas perspectivas docente e discente. De caráter qualitativo, trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e de campo. Os participantes foram uma turma de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Santa Catarina. Para a coleta de dados, desenvolveu-se a técnica do grupo focal; e, por meio de um roteiro com perguntas semiestruturadas, entrevistou-se a professora da turma. A leitura dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo. O resultado das análises revelou que durante o ensino remoto ficaram ainda mais evidenciadas as desigualdades sociais e a intensificação do trabalho docente. Da mesma forma, destacou-se a continuidade da utilização do caderno escolar, uma vez que era um objeto comum e de acesso a todos os alunos, no entanto esse material passou a ter outros sentidos tanto para a docente quanto para os alunos que o preenchiam. Isso significa que os sentidos atribuídos aos cadernos escolares nesse período diferiram de quando foram utilizados em sala de aula. Eles tornaram-se uma maneira de manter um resquício das atividades consideradas escolares, uma vez que são o instrumento que mais representa o ensino escolarizado. Portanto, existiam a cópia, a confecção, o envio, mas não havia uma relação de ensino.

Palavras-chave: Estudantes. Cadernos escolares. Ensino remoto. Pandemia. Trabalho docente.

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Biografia do Autor

Jiseli de Fátima Oliveira Pasqualin, Universidade da Região de Joinville -UNILIVVE

É mestranda em educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE; Atua como Assistente Educacional na Secretaria Estadual de Educação SC; Trabalhou como professora do AEE - Atendimento Educacional Especializado de 2016 a 2021; Graduada em Pedagogia pela Universidade do Contestado UnC; Com especialização em Séries Iniciais, Educação Infantil e Gestão Escolar, pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe UNIARP; Com especialização em Psicopedagogia e Educação Especial pela Faculdade Guilherme Guimbala; Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial

Aliciene Fusca Machado Cordeiro , Univille - Universidade da Região de Joinville

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora-pesquisadora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE lecionando para os cursos de psicologia e no mestrado em Educação. Realiza pesquisa internacional em parceria com a UNIPAMPA e com a UNIVERSIDADE de TALLIN. Participa do GT de Psicologia da Educação da ANPED. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, deficiência, educação, ensino e aprendizagem.

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Publicado

2024-03-04

Como Citar

de Fátima Oliveira Pasqualin, J., & Fusca Machado Cordeiro , A. . (2024). OS SENTIDOS DOS CADERNOS ESCOLARES EM TEMPOS DE PANDEMIA : COM A PALAVRA, AS CRIANÇAS E AS PROFESSORAS. Educação Em Foco, 29(1), e29008. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.40999

Edição

Seção

Artigos