IGUALDADE ENTRE MENINAS E MENINOS
ANÁLISE DO DISCURSO DE CRIANÇAS APÓS VISITA A UM MUSEU
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47589Resumo
Qual é o impacto de uma visita escolar com crianças de 5 a 6 anos a uma exposição que trata de uma questão socialmente sensível: a igualdade entre meninas e meninos? Como podemos analisar o que eles entendem da exposição, o que retêm dela e, acima de tudo, como se posicionam em relação aos valores defendidos? Este artigo apresenta as questões metodológicas envolvidas na coleta desse discurso e, em particular, a escolha de focusgrup (de 5 a 6 crianças) para garantir que as trocas sejam as mais abertas possíveis. Também aborda as decisões teóricas tomadas na análise das interações numa abordagem linguística pragmática. Cento e vinte crianças participaram no estudo, que permitiu identificar uma tipologia dos papéis assumidos pelas crianças durante as discussões. Enquanto algumas crianças expressaram a possibilidade de direitos e poderes iguais, outras se opuseram firmemente. Dessa forma, pudemos medir o potencial educacional das visitas escolares a museus.
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