DA TRILHA DA FAMÍLIA ÀS COLEÇÕES MIRINS

PRATELEIRAS E GEOGRAFIAS DAS INFÂNCIAS MUSEAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47504

Resumo

O artigo aborda as conexões entre museus, infâncias e práticas pedagógicas, explorando como espaços museológicos podem ser ressignificados por crianças e educadores a partir de recursos e estratégias adequadas e que não subestimam o público infantil. A partir da Geografia da Infância e de conceitos como inventários afetivos, são apresentados os projetos “Coleções Mirins”, desenvolvido no Museu de Astronomia e Ciências afins, e “Trilha da Família”, do Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro. Ambas as propostas foram criadas com o intuito de envolver a participação ativa das crianças na reflexão e no diálogo com os acervos, mostrando ser possível romper com a ideia de que crianças pequenas não estão aptas a desfrutar e se relacionar com as instituições museais. O texto questiona paradigmas tradicionais dos museus, propondo ações que integram diversidade, inclusão e a potência criativa infantil. Assim, reafirma-se a possibilidade do museu como território vivo e democrático, capaz de dialogar com as complexidades da infância e da sociedade.

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Biografia do Autor

Maria Emília Tagliari Santos, Instituto Moreira Salles

Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é mestre em Educação pela PUC-Rio tendo pesquisado propostas de museus de artes voltadas para bebês.  Atua como artista educadora em instituições culturais desde 2011. Atualmente é supervisora da equipe de Ação Educativa do Instituto Moreira Salles (IMS Rio), sendo responsável pelo desenvolvimento de conteúdos educativos (tais como materiais educativos, vídeos e publicações) e ações  (como seminários, residências artísticas, ateliês de arte, workshops, visitas mediadas e cursos de formação). É professora dos cursos de extensão "Infância, Cultura, Educação e Estética"  e "Mediação e Público Infantil em Museus" (CCE/PUC-Rio). Integra a Rede PIMu- Rede Primeira Infância e Museus.

Jader Janer Moreira Lopes, UFJF

Professor Titular. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado pelo Internationaler Promotionsstudiengang Erziehungswissenchaft/Psychologie- INEDD, da Universität Siegen, Alemanha. Atualmente é professor do programa de pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde orienta mestrado e doutorado. Atuou como membro do Grupo Gestor da Creche UFF. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Integra a Rede PIMu- Rede Primeira Infância e Museus. Integra a Red Latino Americana de Protagonismo Infantil. Integra a Red Latinoamericana de Estudos da Parentalidad.

Caroline Montezi de Castro Chamusca

É doutoranda no CINEAD/LECAV Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual da Faculdade de Educação da UFRJ. É mestre em Educação pela UFRJ onde também se graduou em Pedagogia. É Arte-educadora pela Escolinha de Artes do Brasil (EAB). Possui experiência como pedagoga, pesquisadora e arte educadora em espaços formais e não formais de educação Seus trabalhos e produções estão no campo da infância, cinema e educação, divulgação científica e educação museal. Atuou como pesquisadora do Programa de Capacitação Institucional (CNPq/MCTIC) na Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEDU), do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Foi uma das idealizadoras da Rede de Primeira Infância em Museus (PIMu), rede de articulação, mobilização e pesquisa de práticas museais para crianças.

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Santos, M. E. T. ., Lopes, J. J. M. ., & Chamusca, C. . M. de C. (2025). DA TRILHA DA FAMÍLIA ÀS COLEÇÕES MIRINS: PRATELEIRAS E GEOGRAFIAS DAS INFÂNCIAS MUSEAIS. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30024. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47504

Edição

Seção

Dossiê: Educação museal com bebês e crianças: patrimônio cultural e vivências