TERRITÓRIOS QUE SE CONVERGEM PARA AS CRIANÇAS VIVENCIAREM ACESSOS AOS ESPAÇOS ESTÉTICOS INFANTIS

Autores

  • Luiz Miguel Pereira FAETERJ - Três Rios
  • Josias Teodoro Guedes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Patrícia Giuriatti Universidade de Caxias do Sul, UCS - RS

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47345

Resumo

Este texto, composto por três ensaios, parte do contexto da abrangência territorial da Rede Primeira Infância em Museus (PIMu).  Somos três pesquisadores em duas regiões brasileiras – uma da Região Sul e os demais da Região Sudeste.  A primeira escrita, de Caxias do Sul-RS, narra a vivência de um percurso formativo de professoras da Educação Infantil no Museu Municipal de Caxias do Sul, por meio da fotografia e seus enlaces nas trajetórias educativas das cidades; a segunda em Carangola-MG, na Zona da Mata Mineira, aborda a relação do Museu Municipal Carangolense e a sua convergência com a infância nas pequenas cidades. na perspectiva das topovivências, e a terceira em Niterói-RJ, a partir de uma entrevista com a diretora do museu de arte popular Janete Costa, no formato de narrativa. Este artigo visa estabelecer uma palavra outra, no propósito de sinalizar perspectivas que protagonizam reflexões sobre as vivências das crianças nos acessos a espaços estéticos que mantenham propostas no contexto da arte-educação, memória e história nas infâncias, incluindo o compromisso de se repensar esses locais e suas relações com os bebês e as crianças, considerando que bebês e crianças são sujeitos enunciativos.  Trata-se de uma escritura contra-hegemônica em busca de territórios convergentes que alargue as possibilidades, inclusive de diálogo, do espaço estético das e para as infâncias no Brasil.

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Biografia do Autor

Luiz Miguel Pereira, FAETERJ - Três Rios

Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE - Universidade Federal Fluminense, licenciado em Geografia na mesma instituição. Com experiências nas áreas de Educação e Artes Cênicas. Atuação nos seguintes temas: Geografia - Ensino/aprendizagem; Geografia da Infância; Pesquisa com infâncias, crianças e bebês; Educação Infantil; Teatro para bebês; Teatro com bebês; Iluminação cênica. Pesquisador do GRUPEGI-CNPq/UFF-UFJF - Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância.

Josias Teodoro Guedes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Educação - Linguagens, Culturas e Saberes: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Mestre em Ensino - Epistemologia e Práticas Instituintes: Universidade Federal Fluminense - UFF (2018). Membro do Grupo de Pesquisas Geografia da Infância GRUPEGI-UFJF/UFF via CNPq. Membro da Rede PIMu - Primeira Infância e Museus. Habilitado em História e Geografia pela Universidade do Estado de Minas Gerais: UEMG - Unidade Carangola (2001). Especialista em História do Brasil (2003) e Gestão Escolar (2012). Bacharel em Direito - Rede Doctum de Ensino (2012). Professor Efetivo de História pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais SEE-MG. Professor Efetivo de Geografia pela Secretaria Municipal de Educação de Carangola: SEMED - Carangola - MG. Membro do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros, NEAB - Universidade do Estado de Minas Gerais - Carangola - MG. Atualmente pesquiso sobre as Infâncias, memórias ancestrais e os cuidados através das Benzeções. Nelas, a linguagem é praxis popular de amorosidade, onde as palavras, os atos, a co-existência, a convivência estão atentas ao sujeito numa perspectiva pós-humanista de pesquisa. Desta maneira, atenta-se para as singularidades do sujeito no espaço geográfico, assim como o que emerge em termos de pesquisa na "vivência espacial" conforme a Topogênese de Jader Janer Moreira Lopes e a Teoria Histórico-Cultural de Lev Vigotski e seu círculo que dialoga com a potência da palavra e a interação discursiva entre os Sujeitos em Mikhail Bakhtin. Atuo enquanto trabalhador nos movimentos sociais pró-democracia, direitos e garantias fundamentais, sexualidade e gênero, cultura afro-brasileira e indígena - Povo Puki. Pesquiso sobre História da Saúde e Profissões do Cuidado em Carangola e Zona da Mata Mineira.

Patrícia Giuriatti, Universidade de Caxias do Sul, UCS - RS

Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, vinculada a linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Pós-graduanda em Literatura Infanto-Juvenil: da composição à educação literária. Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul com apoio da CAPES, sendo o objeto de pesquisa os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças pequenas. A dissertação intitulada como Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento: cenários educativos para as infâncias no século XXI, vincula-se a linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação. Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Escolar. Especialista em Pedagogia Gestora. Possui graduação em Geografia. Atua como professora no Ensino Superior com os temas da infância e da Educação Especial, com assessoria pedagógica e consultoria psicopedagógica na rede pública e privada. Fundadora e coordenadora do Grupo de Observação e Investigação da Cultura da Infância. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Pereira, L. M., Teodoro Guedes, J., & Giuriatti, P. . (2025). TERRITÓRIOS QUE SE CONVERGEM PARA AS CRIANÇAS VIVENCIAREM ACESSOS AOS ESPAÇOS ESTÉTICOS INFANTIS. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30023. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47345

Edição

Seção

Dossiê: Educação museal com bebês e crianças: patrimônio cultural e vivências