TERRITORIES THAT CONVERGE FOR CHILDREN TO EXPERIENCE ACCESS TO CHILDREN’S AESTHETIC SPACES

Authors

  • Luiz Miguel Pereira FAETERJ - Três Rios
  • Josias Teodoro Guedes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Patrícia Giuriatti Universidade de Caxias do Sul, UCS - RS

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47345

Abstract

This text, composed of three essays, stems from the territorial scope of the Early Childhood in Museums Network (PIMu). We are three researchers from two Brazilian regions: one from the South and the other from the Southeast. The first essay, from Caxias do Sul-RS, recounts the experience of a training journey for early childhood educators at the Municipal Museum of Caxias do Sul, using photography and its connections to educational trajectories in urban contexts. The second essay, hailing from Carangola-MG, situated within the Zona da Mata Mineira, explores the relationship between the Carangola Municipal Museum and its convergence with childhood in small towns, as perceived through the lens of "topovivências" (lived spatial experiences). The third essay, originating from Niterói-RJ, is predicated on an in-depth interview with the director of the Janete Costa Popular Art Museum, presented in a narrative format. The objective of this article is to establish an alternative discourse, thereby signaling perspectives that foster reflections on children's experiences in accessing aesthetic spaces that maintain proposals within the context of art education, memory, and history in childhood. It also includes a commitment to rethinking these spaces and their relationships with infants and young children, considering them as enunciative subjects. This counter-hegemonic writing seeks convergent territories to expand possibilities, including dialogue, within the aesthetic spaces of and for childhood in Brazil. 

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Author Biographies

Luiz Miguel Pereira, FAETERJ - Três Rios

Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE - Universidade Federal Fluminense, licenciado em Geografia na mesma instituição. Com experiências nas áreas de Educação e Artes Cênicas. Atuação nos seguintes temas: Geografia - Ensino/aprendizagem; Geografia da Infância; Pesquisa com infâncias, crianças e bebês; Educação Infantil; Teatro para bebês; Teatro com bebês; Iluminação cênica. Pesquisador do GRUPEGI-CNPq/UFF-UFJF - Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância.

Josias Teodoro Guedes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Educação - Linguagens, Culturas e Saberes: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Mestre em Ensino - Epistemologia e Práticas Instituintes: Universidade Federal Fluminense - UFF (2018). Membro do Grupo de Pesquisas Geografia da Infância GRUPEGI-UFJF/UFF via CNPq. Membro da Rede PIMu - Primeira Infância e Museus. Habilitado em História e Geografia pela Universidade do Estado de Minas Gerais: UEMG - Unidade Carangola (2001). Especialista em História do Brasil (2003) e Gestão Escolar (2012). Bacharel em Direito - Rede Doctum de Ensino (2012). Professor Efetivo de História pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais SEE-MG. Professor Efetivo de Geografia pela Secretaria Municipal de Educação de Carangola: SEMED - Carangola - MG. Membro do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros, NEAB - Universidade do Estado de Minas Gerais - Carangola - MG. Atualmente pesquiso sobre as Infâncias, memórias ancestrais e os cuidados através das Benzeções. Nelas, a linguagem é praxis popular de amorosidade, onde as palavras, os atos, a co-existência, a convivência estão atentas ao sujeito numa perspectiva pós-humanista de pesquisa. Desta maneira, atenta-se para as singularidades do sujeito no espaço geográfico, assim como o que emerge em termos de pesquisa na "vivência espacial" conforme a Topogênese de Jader Janer Moreira Lopes e a Teoria Histórico-Cultural de Lev Vigotski e seu círculo que dialoga com a potência da palavra e a interação discursiva entre os Sujeitos em Mikhail Bakhtin. Atuo enquanto trabalhador nos movimentos sociais pró-democracia, direitos e garantias fundamentais, sexualidade e gênero, cultura afro-brasileira e indígena - Povo Puki. Pesquiso sobre História da Saúde e Profissões do Cuidado em Carangola e Zona da Mata Mineira.

Patrícia Giuriatti, Universidade de Caxias do Sul, UCS - RS

Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, vinculada a linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Pós-graduanda em Literatura Infanto-Juvenil: da composição à educação literária. Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul com apoio da CAPES, sendo o objeto de pesquisa os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças pequenas. A dissertação intitulada como Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento: cenários educativos para as infâncias no século XXI, vincula-se a linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação. Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Escolar. Especialista em Pedagogia Gestora. Possui graduação em Geografia. Atua como professora no Ensino Superior com os temas da infância e da Educação Especial, com assessoria pedagógica e consultoria psicopedagógica na rede pública e privada. Fundadora e coordenadora do Grupo de Observação e Investigação da Cultura da Infância. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância

Published

2025-05-23

How to Cite

Pereira, L. M., Teodoro Guedes, J., & Giuriatti, P. . (2025). TERRITORIES THAT CONVERGE FOR CHILDREN TO EXPERIENCE ACCESS TO CHILDREN’S AESTHETIC SPACES. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30023. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47345

Issue

Section

Dossiê: Educação museal com bebês e crianças: patrimônio cultural e vivências