Tipos e subtipos de publicação identificados na plataforma Sucupira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43567

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a produção intelectual da Área 21, especificamente, da Educação Física. Procuramos identificar os tipos e subtipos de produção intelectual, para tanto foi desenvolvida uma pesquisa com extração de dados da Plataforma Sucupira da Capes, de data sets abertos do Coleta Capes com 39 programas enquadrados na área básica da Educação Física, no quadriênio 2017-2020. Os datasets Produção Intelectual de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil, Autores das Produções e Detalhes das Produções foram inseridos em um banco de dados relacional, Postgresql 13, integrado a uma instância da ferramenta Metabase, versão 0.44.6, e, a partir dela, foram exportados indicadores de interesse. Os resultados apontam que, na produção intelectual, existe uma supervalorização da produção bibliográfica em relação à técnica e à artística. Na produção bibliográfica, os artigos aparecem em destaque quando comparados aos demais subtipos, indicando que a produção bibliográfica em periódicos é o principal meio de comunicação científica no século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Minéia Carvalho Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Educação Física pelo Campus Avançado de Jataí da Universidade Federal de Goiás (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física, Adaptação e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer, Conhecimento.

Cátia Regina Assis Almeida Leal, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis, Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Goiânia (2006), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (1997). Professora Associada da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação e nos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).

Tadeu João Ribeiro Baptista , UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO). É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Educação pela UFG. Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como Docente no Departamento de Educação Física. Tem vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN).

Thiago Borges de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2017). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Jataí. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados Espaciais Distribuídos, Robótica Educacional e Ensino. Trabalhou com desenvolvimento de software na iniciativa privada, liderou equipes na produção de softwares e foi sócio-fundador de empresa startup de desenvolvimento de software para integração de cadeias produtivas. Também atua na pesquisa em Robótica Educacional, com projeto para o desenvolvimento de uma linguagem de programação e compilador para uso em robôs de baixo custo aplicados ao ensino.

Downloads

Publicado

2024-05-27

Como Citar

Rodrigues, M. C., Leal, C. R. A. A., Baptista , T. . J. R. ., & Oliveira, T. B. de . (2024). Tipos e subtipos de publicação identificados na plataforma Sucupira. Educação Em Foco, 29(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43567

Edição

Seção

Artigos