ESPIRITUALIDADE NATURAL COMO UM ESTADO DE SER NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41902Resumo
A espiritualidade natural é um estado humano de ser em sua multidimensionalidade e potencializa sentimentos-pensamentos-atitudes no processo da existência. A educação é ação constante de formação para a evolução humana que exige o fortalecimento espiritual para o enfrentamento das adversidades, emprega habilidades que desafiam as condições de vida em sua gênese O objetivo deste estudo busca apresentar reflexões sobre espiritualidade natural como estado de ser na educação. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo teórica na perspectiva da hermenêutica fenomenológica para a compreensão dos conteúdos. A reflexão ficou centrada, especialmente em Frankl, Tillich, Dittrich. Os resultados do estudo indicam que a espiritualidade natural é manifestação fenomênica do ser humano, na sua maneira de ser ao manifestar-se nas relações educacionais. Viver o fenômeno da espiritualidade natural na educação é procurar compreender que as vivências de aprendizagens são estados de ser na forma de viver e de habitar no mundo. Nesse processo dinâmico, o ser humano busca respostas aos seus questionamentos e desafios do cotidiano. Direta ou indiretamente ele é impulsionado pela dynamis do amor incondicional à vida, como sinal da ação de uma força criativa, espiritual, que emerge desde a complexidade multidimensional de seu corpo-criante, como estrutura e organização dos seus processos autointegrativos, autocriativos e autotranscendentes que lhe conferem um estado de ser no mundo.
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