USOS DO TERMO 'CULTURA' NOS DEBATES CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41860Resumo
O texto tem por objetivo traçar as grandes linhas teóricas que mobilizam o significante cultura no âmbito das ciências sociais e os efeitos de suas incorporações nos estudos curriculares. Em diálogo com a abordagem pós-fundacional, ele explora as práticas articulatórias entre os significantes cultura e currículo produzidas no campo do Currículo em contextos político epistemológicos diferenciados. Sem a pretensão de defender um sentido mais correto ou verdadeiro, o texto apresenta um traçado das perspectivas teóricas e posturas epistêmicas que atravessam os debates curriculares no Brasil ao longo das últimas cinco décadas sublinhando as articulações discursivas privilegiadas tanto na definição de cultura quanto a de currículo. Aposta na potência heurística do discurso para a produção de leituras políticas do Social. Reconhece que o foco na cultura nas pautas pós-estruturalistas oferece possibilidades, para o campo curricular, de inscrevê-la no campo político da diferença, radicalizando a crítica às visões essencialistas e deterministas de mundo.
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