ENTRELAÇAMENTOS ENTRE A CULTURA DA INFÂNCIA E A CULTURA POPULAR SOB OS HOLOFOTES DOS MIÚDOS CIRCOS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41625Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar um exercício comparativo tecido na época da escrita de minha tese de doutorado, intitulada “Os miúdos circos – Encontros possíveis entre a cultura da infância e a cultura da escola”, em que buscava estabelecer uma relação de semelhança entre a cultura da infância e a cultura do riso , no que se refere ao poder que ambas possuem de profanar a cultura dominante e hegemônica, a partir da potência de natalidade (tal como nos apresenta Hannah Arendt) inerente a cada uma delas. Sustento minhas análises em uma concepção de infância ancorada em uma determinada condição de experiência do ser humano ainda novo na sua relação com o mundo pautada no pensamento de Walter Benjamin e Manoel de Barros, e nas reflexões de Mikhail Bakhtin sobre a relação entre as culturas populares e os saberes estabelecidos pela ordem dominante.
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