TRILHANDO CAMINHOS NA PESQUISA NARRATIVA

ABORDAGENS E DISPOSITIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41559

Resumo

A pesquisa narrativa tem sido muito utilizada e muito discutida na área de Educação. Assim, neste artigo, tem-se o objetivo de compartilhar o encontro da pesquisadora com a pesquisa narrativa e com alguns de seus dispositivos – análise de documentos, biograma e entrevista narrativa –, bem como os desafios da escrita da tese do doutorado nessa perspectiva. A pesquisa narrativa esteve presente tanto na proposta metodológica quanto na forma escrita, por isso, o texto é aqui apresentado na primeira pessoa do singular, embora tenha sido construído num constante diálogo entre pesquisadora e orientador, pesquisadora e grupo de pesquisas etc. Foi possível relacionar e vivenciar a abordagem narrativa na perspectiva dos autores do referencial teórico à medida que permitiu articular os dados analisados à momentos da caminhada acadêmica e do desenvolvimento profissional da pesquisadora, ajudando-a a fazer escolhas mais conscientes, com base no princípio de que o método em pesquisa narrativa não pode ser deslocado do fenômeno. Assumiu-se também uma perspectiva interpretativa e hermenêutica, ou seja, o caráter interpretativo é um caminho que se presta a entender os sentidos dos relatos das professoras e das coordenadoras que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, também desta investigação, e que se desdobraram nos sentidos da matemática em seu desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Maria Braga Silva, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000 e 2022 respectivamente). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM). Atua como professora e coordenadora pedagógica do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Juiz de Fora. 

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Licenciatura em Matemática, mestrado em Educação e doutorado em Educação na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e dos Programa de Pós-Graduação em Educação e em Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Silva, J. M. B. ., & Carneiro, R. F. . (2023). TRILHANDO CAMINHOS NA PESQUISA NARRATIVA : ABORDAGENS E DISPOSITIVOS . Educação Em Foco, 28(Dossiê Temático). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41559

Edição

Seção

Seção 4 - Pesquisas em Educação e as Linhas do PPGE