TRILHANDO CAMINHOS NA PESQUISA NARRATIVA
ABORDAGENS E DISPOSITIVOS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41559Resumo
A pesquisa narrativa tem sido muito utilizada e muito discutida na área de Educação. Assim, neste artigo, tem-se o objetivo de compartilhar o encontro da pesquisadora com a pesquisa narrativa e com alguns de seus dispositivos – análise de documentos, biograma e entrevista narrativa –, bem como os desafios da escrita da tese do doutorado nessa perspectiva. A pesquisa narrativa esteve presente tanto na proposta metodológica quanto na forma escrita, por isso, o texto é aqui apresentado na primeira pessoa do singular, embora tenha sido construído num constante diálogo entre pesquisadora e orientador, pesquisadora e grupo de pesquisas etc. Foi possível relacionar e vivenciar a abordagem narrativa na perspectiva dos autores do referencial teórico à medida que permitiu articular os dados analisados à momentos da caminhada acadêmica e do desenvolvimento profissional da pesquisadora, ajudando-a a fazer escolhas mais conscientes, com base no princípio de que o método em pesquisa narrativa não pode ser deslocado do fenômeno. Assumiu-se também uma perspectiva interpretativa e hermenêutica, ou seja, o caráter interpretativo é um caminho que se presta a entender os sentidos dos relatos das professoras e das coordenadoras que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, também desta investigação, e que se desdobraram nos sentidos da matemática em seu desenvolvimento profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.