TRILHANDO CAMINHOS NA PESQUISA NARRATIVA

ABORDAGENS E DISPOSITIVOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41559

Resumen

A pesquisa narrativa tem sido muito utilizada e muito discutida na área de Educação. Assim, neste artigo, tem-se o objetivo de compartilhar o encontro da pesquisadora com a pesquisa narrativa e com alguns de seus dispositivos – análise de documentos, biograma e entrevista narrativa –, bem como os desafios da escrita da tese do doutorado nessa perspectiva. A pesquisa narrativa esteve presente tanto na proposta metodológica quanto na forma escrita, por isso, o texto é aqui apresentado na primeira pessoa do singular, embora tenha sido construído num constante diálogo entre pesquisadora e orientador, pesquisadora e grupo de pesquisas etc. Foi possível relacionar e vivenciar a abordagem narrativa na perspectiva dos autores do referencial teórico à medida que permitiu articular os dados analisados à momentos da caminhada acadêmica e do desenvolvimento profissional da pesquisadora, ajudando-a a fazer escolhas mais conscientes, com base no princípio de que o método em pesquisa narrativa não pode ser deslocado do fenômeno. Assumiu-se também uma perspectiva interpretativa e hermenêutica, ou seja, o caráter interpretativo é um caminho que se presta a entender os sentidos dos relatos das professoras e das coordenadoras que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, também desta investigação, e que se desdobraram nos sentidos da matemática em seu desenvolvimento profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jane Maria Braga Silva, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000 e 2022 respectivamente). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM). Atua como professora e coordenadora pedagógica do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Juiz de Fora. 

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Licenciatura em Matemática, mestrado em Educação e doutorado em Educação na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e dos Programa de Pós-Graduação em Educação e em Educação Matemática.

Publicado

2023-11-22

Cómo citar

Silva, J. M. B. ., & Carneiro, R. F. . (2023). TRILHANDO CAMINHOS NA PESQUISA NARRATIVA : ABORDAGENS E DISPOSITIVOS . Educação Em Foco, 28(Dossiê Temático). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41559

Número

Sección

Número conmemorativo - 30 años de la revista Educação em Foco