A UNIVERSALIZAÇÃO DA PRÉ-ESCOLA E AS DIFERENTES OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS EM BELO HORIZONTE

Autores

Resumo

A promulgação do Plano Nacional de Educação 2014-2024, que estabeleceu a universalização da pré-escola para crianças de 4 a 5 anos até 2016, também obrigou os municípios a criarem ou atualizarem seus respectivos Planos Municipais de Educação até 2015, comprometendo-se com as metas estabelecidas. Em decorrência, em até um ano, todas as crianças de 4 e 5 anos de idade deveriam estar matriculadas e frequentes nas instituições de ensino. Diante do curto prazo, os entes federados implementaram diferentes estratégias para a garantia do direito constitucional das crianças, promovendo ofertas que incluíam compra de vagas em instituições privadas; conveniamentos com instituições comunitárias, filantrópicas e confessionais; construção de novas escolas; oferta em unidades de ensino fundamental etc. Diante deste cenário e considerando a importância da pré-escola, o presente estudo objetivou identificar se o tipo de pré-escola cursada modera a trajetória escolar nos anos iniciais do ensino fundamental em Belo Horizonte. Utilizando métodos quantitativos, acompanhamos uma coorte de alunos de 2011 a 2017, com dados do censo escolar da educação básica. A partir de regressão logística múltipla, concluímos que, quando a pré--escola foi cursada em unidades comunitárias, confessionais, filantrópicas ou particulares, a chance de a criança ter uma trajetória regular foi superior àquela quando cursada em unidade municipal. Adicionalmente, a relação entre trajetória e a tipologia da pré-escola é influenciada pelo nível socioeconômico dos estudantes: quando o NSE é baixo, escolas filantrópicas, em média, propiciaram menores chances de trajetória regular enquanto escolas confessionais proporcionam maiores chances.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Soares Rodrigues Petrus, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede/UFMG) e do Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão Políticas Públicas e Gestão Educacional (GEPEPPGE/UEMG); Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e; Bacharel em Estatística pela UFMG.

Rita de Cássia Oliveira, Universidade Estadual de Minas Gerais

Doutora, Mestre e Pedagoga pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora Adjunta na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Diretora de Campus da Unidade de Barbacena. Professora no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação Educacional da UFJF. Mentora e Coordenadora do Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão Políticas Públicas e Gestão Educacional (GEPEPPGE) da UEMG.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Soares Rodrigues Petrus, J., & de Cássia Oliveira, R. (2023). A UNIVERSALIZAÇÃO DA PRÉ-ESCOLA E AS DIFERENTES OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS EM BELO HORIZONTE. Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/41179

Edição

Seção

Artigos