O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BIOLOGIA DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

Resumo

A saber da organização do ensino médio no contexto da Lei nº 13.415/2017, esta é classificada por estudiosos diversos como uma contrarreforma pelas perspectivas economicista, pragmática e reducionista, considerando-a um ataque à formação critica principalmente da classe trabalhadora. Com vistas à materialização de uma pedagogia de contraposição à reforma, questiona-se como os professores de biologia poderiam contribuir para o desenvolvimento da capacidade crítica e emancipatória dos estudantes e futuros intelectuais orgânicos da classe trabalhadora para que estes posteriormente tenham condições de se posicionarem a favor de sua classe e atuarem como agentes transformadores da sociedade. Tendo como hipótese a utilização da Alfabetização Científica e do Ensino por Investigação como estratégias didáticas capazes de materializarem a contraposição à reforma, esta pesquisa teve como objetivo investigar a concepção e implementação do ensino por investigação na alfabetização científica no ensino da biologia do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da rede estadual de ensino de Uberaba no contexto do novo ensino médio. Para atingir este objetivo, com uma abordagem qualitativa descritiva, utilizou-se como ferramenta metodológica a pesquisa bibliográfica, o estudo de campo e o questionário semiestruturado para professores de biologia do EMTI. Como resultado constatou-se que os professores tem ciência das reais finalidades da reforma, acreditam que ela não favorece a formação crítica e emancipatória dos jovens e reconhecem na Alfabetização Científica realizada com o auxílio do Ensino por Investigação, estratégias de pressupostos antagônicos aos preconizados pela reforma, potencial para contribuírem para o desenvolvimento da capacidade crítica e da independência intelectual dos jovens.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

WILZA MARA DE OLIVEIRA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

Graduada em Ciências Biológicas (2005) e em Pedagogia (2009) pela Universidade de Uberaba (2005); Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Castelo Branco (2007), em Ensino de Ciências por Investigação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2022); Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (2023). Já atuou como professora supervisora do PIBID/IFTM, Subprojeto de Ciências Biológicas e atua, desde 2005, como professora de ciências e biologia da educação básica em escolas públicas de Uberaba.

ADRIANO EURIPEDES MEDEIROS MARTINS, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (1998); Especialista em Administração Estratégica (2009) pela Uniminas; Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002 e 2011). Iniciei em 2015 e conclui em 2016 o pós-doutorado na UFU. Desde 2010 sou professor e pesquisador em filosofia, ética, política, direito e educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba. Sou membro ativo e regular de dois programas de Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM. Desde 2021 coordeno o Mestrado Profisissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFTM. Tenho experiência nas áreas de Filosofia, Sociologia, Direito e Educação Profissional e Tecnológica. Estudo e pesquiso principalmente os seguintes autores e temas: Giambattista Vico, Renée Descartes, Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Nicolau Maquiavel, Álvaro Vieira Pinto, Política, Ética, Direito e Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

DE OLIVEIRA, W. M. D. O., & MARTINS, A. E. M. M. (2023). O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BIOLOGIA DO NOVO ENSINO MÉDIO. Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/40621

Edição

Seção

Artigos