CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO” NO ENSINO DE QUÍMICA
UM OLHAR PELAS NARRATIVAS DE UM LICENCIADO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39665Resumo
Este trabalho apresenta parte dos resultados do Trabalho de Conclusão de Curso de um dos autores, que tem como temática a Experimentação no Ensino de Química. Esta pesquisa buscou apresentar os principais resultados de uma investigação, de ideias sobre “experimentação”, de um licenciado em Química em atuação em uma escola estadual na região sul do Espírito Santo, que podem influenciar e/ou auxiliar elementos basilares da prática docente: planejamento, execução e avaliação de atividades experimentais. O percurso metodológico da pesquisa baseou-se na Entrevista Narrativa como instrumento de coleta de dados, tendo base os estudos de Jovchelovich e Bauer (2008). A entrevista com o único colaborador de pesquisa foi posta à Análise de Conteúdo, de Franco (2005), sendo criada categorias postas a inferências que culminaram no corpus deste trabalho. Os resultados evidenciaram diferentes concepções sobre “experimentação” no tocante ao processo formativo inicial e enquanto profissional docente do licenciado, dentre as quais se mostraram remodeladas de um período ao outro. Inicialmente, o licenciado evidenciou ideias sobre “experimentação” limitadas a experimentos e a um local específico, o laboratório, mas que se expande para a nova e atual concepção de experimentação enquanto possibilidade de proporcionar experiências diversas aos educandos por diferentes modalidades de atividade. A análise dessas categorias sugere que as ideias sobre “experimentação” do licenciado podem alicerçar o trabalho docente com esse tipo de atividade, o que permitiu a construção de um rol de concepções para se pensar nas questões planejamento, execução e avaliação de atividades experimentais no ensino.
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