VIDA NUA E RACIONALIDADE NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO

UMA ANÁLISE A PARTIR DO PENSAMENTO DE AGAMBEN

Autores

Resumo

Sob a égide de cortes no investimento público na educação brasileira, ataques à honra das instituições universitárias federais e do sucateamento do direito social à educação no Brasil, contempla-se, no mesmo contexto das democracias em construção, a influência dos oligopólios e interesses privados nos espaços de tomada de decisão que, em tese, deveriam ser ocupados e utilizados com o fim democrático de defesa da coletividade. A partir desse contexto, a pesquisa se fundamentou nos postulados de Rolnik (2018), Agamben (2002), Dardot e Laval (2016), para responder ao seguinte questionamento: quais as consequências das políticas neoliberais na educação a partir do conceito de vida nua em Agamben? Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivos principais estabelecer um estatuto conceitual da noção de vida nua com base nos fundamentos teóricos de Giorgio Agamben na obra Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I (2002) e, após, analisar de que maneira essa ideia pode amplificar a compreensão do fenômeno das políticas neoliberais na educação brasileira. Nesse sentido, o diagnóstico do contexto neoliberal, a partir das lentes conceituais viabilizadas por Agamben, permite denotar a função precípua das políticas neoliberais e da precarização da educação pública como ferramentas dispostas pela razão neoliberal que operam a colonização intelectual e subjetiva dos corpos humanos conforme os desígnios do capital.

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Biografia do Autor

Túlio Almeida Rocha Pires, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestre em Educação (ano de conclusão 2022), Pós-graduado em Filosofia e Teoria do Direito  (ano de conclusão 2022), Bacharel em Direito (ano de conclusão 2020), Advogado.

Carlos Betlinski, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras - UFLA

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

Túlio Almeida Rocha Pires, & Betlinski, C. (2023). VIDA NUA E RACIONALIDADE NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PENSAMENTO DE AGAMBEN . Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39549

Edição

Seção

Seção 4 - Pesquisas em Educação e as Linhas do PPGE