O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO BRASIL NO CONTEXTO DA ASCENSÃO DO CONSERVADORISMO

Autores

Resumo

O ensino de ciências humanas e sociais no Brasil tem passado por intensas transformações ao longo do tempo, refletindo as diversas inflexões democráticas vivenciadas pela nação. Tais transformações aceleraram-se com as reformas educacionais implementadas após o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, destacando-se a Reforma do Ensino Médio, em 2017, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste artigo, analiso as reconfigurações do currículo de ciências humanas e sociais no ensino médio brasileiro, a partir da BNCC, situando-as no contexto sociopolítico de ascensão de movimentos conservadores, representado não apenas por movimentos como o “Escola sem partido”, como também pela própria eleição de Jair Bolsonaro, em 2018, considerada como mais um momento de inflexão democrática na história política brasileira. Observou-se como a BNCC transparece as estratégias utilizadas por esses grupos no campo educacional, especialmente através da supressão de categorias centrais no debate das ciências humanas e sociais, como a de gênero, além de esvaziar o sentido sociopolítico de algumas disciplinas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Doutor em Sociologia (UFPE). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) atuante em seu Programa de Pós-graduação Sociologia Política e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

2023-01-11

Como Citar

Oliveira, A. (2023). O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO BRASIL NO CONTEXTO DA ASCENSÃO DO CONSERVADORISMO. Educação Em Foco, 27(1), 27066. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38794

Edição

Seção

Artigos