EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SUAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO

Autores

  • Aldo Ocampo González Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva (CELEI)

Resumo

A educação inclusiva consolida um quadro analítico para desafiar e interromper os modos de produção do conhecimento herdados do logos, compartilha com o feminismo a necessidade de criar conceitos que contribuam para a leitura crítica do presente, constrói uma abordagem neomaterialista, uma situação que inclui múltiplas camadas, tentativas de superação o colapso das fronteiras disciplinares ao inaugurar uma operação heurística pós-disciplinar. O objetivo deste trabalho é explorar algumas das dimensões cruciais ligadas à produção de conhecimento da educação inclusiva, traçando um corpus de campos e discursos inter-, trans-, pluri-, multi-, anti-, para-, extra- disciplinar etc., estabelecendo um conjunto de referências cruzadas e redobrando continuamente para abrir caminho para algo inteiramente novo. O método utilizado foi a revisão crítica documental. Conclui-se que a criação de um novo objeto sugere o reexame cauteloso de cada um de seus recursos construtivos, recorrendo às técnicas de exame topológico, tradução epistêmica e rearticulação, dialogando e relacionando cada um desses elementos. A diáspora como espaço heurístico alude a viagens e deslocamentos, nela cada uma de suas microdiasporas se encontra, dialoga, negocia, traduz e transforma, inaugurando uma nova figural que se reinscreve nesse processo.

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Biografia do Autor

Aldo Ocampo González, Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva (CELEI)

Doctor en Ciencias de la Educación, aprobado Sobresaliente mención ‘Cum Laude’ por unanimidad por la Universidad de Granada, España. Teórico y ensayista educativo. Director fundador del Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva (CELEI), Chile. E-mail: aldo.ocampo@celei.cl

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Ocampo González, A. (2022). EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SUAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO. Educação Em Foco, 27(1), 27017. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36810

Edição

Seção

Artigos