CONCEITOS ESTRUTURANTES ACERCA DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO EM DUAS VERSÕES DA BNCC
APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36636Resumo
Sabendo que versão homologada da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018) é fruto de um hibridismo das várias versões por que passou, este artigo tem como foco investigar os conceitos estruturantes voltados ao conhecimento linguístico da versão 2 e da versão final, tendo em vista as aproximações e os distanciamentos no componente de língua portuguesa para o Ensino Médio (EM). Para tanto, recorremos aos estudos da transposição didática e seus efeitos em documentos curriculares (CHEVALLARD, 2013; PETITJEAN, 2008)), aos estudos de currículo enquanto campo e objeto (SILVA, 2005; MACEDO, 2018), dentre outros fundamentos teóricos. Metodologicamente, temos uma pesquisa qualitativo-interpretativista, do tipo documental (MOREIRA; CALEFFE, 2008), assim como nos situamos no campo aplicado dos estudos da linguagem (MOITA LOPES, 2006) para a compreensão do fenômeno estudado. Como resultados, destacamos um distanciamento entre a BNCC homologada e a versão 2, pois enquanto esta situa o letramento mais no território do grafocentrismo, aquela amplia o conceito, trazendo a perspectiva multissemiótica muito forte a partir dos multi ou novos letramentos sintonizados com a era digital. Uma aproximação, contudo, é o fato de ambos se valerem de mais definições implícitas do que explícitas: algo que suscita ao leitor uma leitura atenta, que supõe uma certa familiaridade com os estudos educacionais e linguísticos recentes e que exige uma (re)construção/análise dos fios que os envolvem.
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