ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM EXPERIMENTOS QUÍMICOS DE LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Bruna de Paula Rezende Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Carolina Araújo da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36573

Resumo

Os Livros Didáticos (LDs) de Química são importantes ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Muitas vezes, eles são o principal material didático utilizado pelos docentes em sala de aula e, por isso, são de grande relevância para pesquisas na área educacional. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo compreender como as diferentes formas de representação estão dispostas nas atividades experimentais, ao longo de dois capítulos presentes nos LDs de Química aprovados pelo PNLD de 2018. Para atingir tal objetivo, utilizamos como metodologia os pressupostos teóricos da análise de conteúdo. Observamos que os temas introdução à Química e às substâncias e misturas e o tema soluções são os que mais apresentam atividades experimentais nos volumes 1 e 2, respectivamente. Além disso, verificamos que há atividades experimentais com mais de um tipo de representação e há atividades que apresentam uma única representação, mas que solicita aos alunos a construção de outras formas de representação, como a construção de gráficos e tabelas. Ao longo dos capítulos, averiguamos que os autores trazem bastantes representações que acompanham o texto escrito e em alguns exercícios utilizam imagens para a resolução, bem como há representações que abordam os três níveis do pensamento químico. Embora os capítulos analisados e os roteiros experimentais utilizem de representações e estas estejam integradas a atividade e/ou texto escrito, ainda é necessário que os autores utilizem mais formas de representações e que elas apresentem a função de auxiliar na compreensão de conceitos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna de Paula Rezende, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil (2022). Professora da Educação Básica da Escola Estadual Deputado Olavo Costa , Brasil.

Ana Carolina Araújo da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Graduada em Licenciatura Plena em Química (2007) pela UFMT. É professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e atua nos programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública - CAEd/FACEd/UFJF. É membra da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).Temas de interesse: Ensino de Química, Ensino de Ciências, Análise Discursiva, Análise de Livros Didáticos, Formação de professores e Diversidade Étnico-Racial, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de Ensino e Educação à distância, Relações Étnico-Raciais e Educação.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Rezende, B. de P., & Silva, A. C. A. da . (2022). ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM EXPERIMENTOS QUÍMICOS DE LIVROS DIDÁTICOS. Educação Em Foco, 27(1), 27010. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36573

Edição

Seção

Artigos