TESSITURAS DO LETRAMENTO DIGITAL

GÊNERO MEME POR ESTUDANTES DO 9º ANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36400

Resumo

Neste artigo, analisamos dois textos multissemióticos pertencentes ao gênero digital meme. Tais textos, representativos da produção do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais de uma escola pública de Dourados-MS, fornecem indícios dos impactos de uma sequência de ensino (CORDEIRO, 2015) desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa. O objetivo é identificar quais letramentos hipermidiáticos foram acionados para a construção dos textos digitais analisados. A ideia de trabalhar com o meme surgiu a partir do diagnóstico trazido por entrevistas semiestruturadas realizadas com os alunos, o qual demonstrou que este gênero digital circula muito entre os estudantes. A pesquisa, que tem como aporte teórico os estudos sobre (Multi)letramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; BARTON; LEE, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), Gêneros do discurso (BAKHTIN, 1997; CORRÊA, 2013) e Semiótica Narrativa (GREIMAS; COURTÉS, 2008), evidenciou que os discentes detêm um conhecimento semiótico intuitivo e buscam explorar os efeitos de realidade na construção dos sentidos.

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Biografia do Autor

Domitilla Medeiros Arce, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados-MS.

Edilaine Buin, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas-SP. Professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados-MS, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Arce, D. M. ., & Buin, E. (2021). TESSITURAS DO LETRAMENTO DIGITAL: GÊNERO MEME POR ESTUDANTES DO 9º ANO. Educação Em Foco, 26(Especial 03), e26070. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36400