TESSITURAS DO LETRAMENTO DIGITAL
GÊNERO MEME POR ESTUDANTES DO 9º ANO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36400Resumo
Neste artigo, analisamos dois textos multissemióticos pertencentes ao gênero digital meme. Tais textos, representativos da produção do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais de uma escola pública de Dourados-MS, fornecem indícios dos impactos de uma sequência de ensino (CORDEIRO, 2015) desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa. O objetivo é identificar quais letramentos hipermidiáticos foram acionados para a construção dos textos digitais analisados. A ideia de trabalhar com o meme surgiu a partir do diagnóstico trazido por entrevistas semiestruturadas realizadas com os alunos, o qual demonstrou que este gênero digital circula muito entre os estudantes. A pesquisa, que tem como aporte teórico os estudos sobre (Multi)letramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; BARTON; LEE, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), Gêneros do discurso (BAKHTIN, 1997; CORRÊA, 2013) e Semiótica Narrativa (GREIMAS; COURTÉS, 2008), evidenciou que os discentes detêm um conhecimento semiótico intuitivo e buscam explorar os efeitos de realidade na construção dos sentidos.
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