A PRODUÇÃO VALORADA E A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA DE ALUNOS DO 8º ANO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36378Resumo
Este estudo objetiva refletir sobre a constituição da consciência socioideológica e da produção valorada do discurso na produção textual do gênero discursivo carta aberta, de alunos do 8º ano. À luz da Linguística Aplicada, o trabalho pauta-se na concepção dialógica de língua e linguagem e sua abordagem sociológica, valorativa, cultural e ideológica – proposta pelo Círculo de Bakhtin, além de autores e pesquisadores que seguem esta vertente. Em termos metodológicos, a pesquisa se alinha ao viés qualitativo-interpretativo, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, em que desenvolvemos
uma atividade diagnóstica em uma turma do 8º ano de uma escola pública estadual localizada em um bairro periférico de Belém-PA. A atividade consistiu na produção inicial de um enunciado do gênero discursivo carta aberta sobre o acúmulo do lixo no bairro em que os alunos moram. Os resultados apontam alguns indícios de posicionamento axiológico na escrita, insuficiência na abordagem temática para atender ao comando de produção, pouco conhecimento dos alunos sobre o gênero e problemas relacionados à articulação do texto e à norma culta da língua em sua modalidade escrita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.