DEL SILENCIO A LA CONCIENCIA

ALGUNAS NOTAS SOBRE LA TEORÍA DE LA EDUCACIÓN EN PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36209

Resumo

Neste artigo pretendo apresentar alguns dos elementos que caracterizam a Teoria da Educação elaborada por Paulo Freire. Por vezes, o estudo dessa fundamentação teórica de sua obra tem sido negligenciada, enquanto se realizam dela transmissões miméticas focadas, também de forma mimética, apenas em sua metodologia. Vou me referir a três elementos: a cultura, destacando, de maneira especial, a cultura do silêncio; o diálogo como elemento central para a construção de relações entre as pessoas; e a conscientização como o processo pelo qual as pessoas, de forma coletiva, podem iniciar a transformação de sua realidade. Nas conclusões me deterei a significar a necessidade de realizar leituras críticas e reflexivas sobre a obra de Freire, para podermos enfrentar as tendências uniformizadoras e desumanizadoras, que estão convertendo a educação em um simples campo de entretenimento dirigido para a formação para o trabalho e não para a vida.

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Biografia do Autor

Emilio Lucio-Villegas, Universidad de Sevilla

Catedrático de Universidad/Professor (Teoría e Historia de la Educación y Pedagogía Social). Universidad de Sevilla: Seville, Andalucía, ES.

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Lucio-Villegas, E. (2021). DEL SILENCIO A LA CONCIENCIA: ALGUNAS NOTAS SOBRE LA TEORÍA DE LA EDUCACIÓN EN PAULO FREIRE. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26038. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36209