EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
FEMINISMOS E LESBIANIDADES EM DIÁLOGO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36019Resumo
O presente artigo analisa ações do projeto de extensão intitulado “Flores Plantam Observatório de Raça e Gênero em Minas Gerais e Todas Colhem Igualdade”, desenvolvido a partir de atividades de docência, pesquisa e extensão nos anos de 2017 e 2018, em Universidade Federal da Região Sudeste. O projeto citado e o presente artigo partem do conceito de diálogo, proposto por Paulo Freire, para refletir sobre possibilidades de conjugar comunicação, educação, feminismos e lesbianidades. Trata-se de perspectiva na qual Educação e Comunicação se apresentam como áreas de interface, com o objetivo de desenvolver práticas libertadoras e de fortalecer teorias emancipatórias. Especificamente, no presente texto, faz-se a reflexão sobre a representação de determinados grupos e, em especial, as mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais nos espaços educacionais e midiáticos. Procura-se, assim, tecer considerações que contribuam para a compreensão da relevância de diálogos que suscitem o fortalecimento da Comunicação para a cidadania democrática e da Educação para o fomento de práticas libertadoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.