EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

FEMINISMOS E LESBIANIDADES EM DIÁLOGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36019

Resumo

O presente artigo analisa ações do projeto de extensão intitulado “Flores Plantam Observatório de Raça e Gênero em Minas Gerais e Todas Colhem Igualdade”, desenvolvido a partir de atividades de docência, pesquisa e extensão nos anos de 2017 e 2018, em Universidade Federal da Região Sudeste. O projeto citado e o presente artigo partem do conceito de diálogo, proposto por Paulo Freire, para refletir sobre possibilidades de conjugar comunicação, educação, feminismos e lesbianidades. Trata-se de perspectiva na qual Educação e Comunicação se apresentam como áreas de interface, com o objetivo de desenvolver práticas libertadoras e de fortalecer teorias emancipatórias. Especificamente, no presente texto, faz-se a reflexão sobre a representação de determinados grupos e, em especial, as mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais nos espaços educacionais e midiáticos. Procura-se, assim, tecer considerações que contribuam para a compreensão da relevância de diálogos que suscitem o fortalecimento da Comunicação para a cidadania democrática e da Educação para o fomento de práticas libertadoras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Auad, UFSCar e UFJF

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar / PPGEd-So); Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/FACED/UFJF), Doutorado em Educação (USP) e Pós-Doutorado em Sociologia (UNICAMP). Fundadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Comunicação e Feminismos (Flores Raras – CNPq). Site do Flores:http://www.ufjf.br/educacomunicafeminismos/ E-mail: auad.daniela@gmail.com

Claudia R Lahni, UFSCar-So e UFJF

Professora Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana da Universidade Federal de São Carlos (PPGECH-UFSCAR), Doutorado em Comunicação (ECA-USP) e Pós-Doutorado em Comunicação (UERJ). Fundadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Comunicação e Feminismos (Flores Raras – CNPq). Site do Flores:http://www.ufjf.br/educacomunicafeminismos/ E-mail: lahni.cr@gmail.com

 

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Auad, D., & Lahni, C. R. . (2021). EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: FEMINISMOS E LESBIANIDADES EM DIÁLOGO. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26042. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36019