HISTÓRIA É O ESTUDO DOS CORPOS EM SUAS AÇÕES NOS SEUS ESPAÇOSTEMPOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.34878

Resumo

Resumo: 

Este artigo, escrito por três mulheres, professoras, busca refletir sobre o ensino de História em sua dimensão corporal. Quando uma professora ensina história para um grupo de estudantes, aqueles espaçostempos são ocupados pelo corpo da professora, pelos corpos de todas as estudantes e pelos corpos de todas que fazem a história e habitam as narrativas históricas daqueles povos. São muitos corpos que por vezes são entendidos de forma metonímica, como apenas mentes que pensam. E pensam outros corpos tomados apenas como números em estatísticas na narrativa histórica. Buscando romper com esta separação entre mente e corpo, refletindo com estes corpos, seus processos identitários e suas formas de se expressar, este texto traz narrativas sobre os corpos docentes, estudantis e das personagens históricas de nossas aulas. A partir de três narrativas experimentadas pelas professoras/pesquisadoras em suas salas de aula de história, disputamos novos sentidos para o ensino de história. Apostamos em um ensino de histórias no plural, produzido e experimentado por diferentes corpos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Martins de Souza, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE/UFF), Niterói/RJ, Brasil

Nivea Maria da Silva Andrade , Universidade Federal Fluminense

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ, Brasil.

Eleonora Abad Stefenson, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE/UFF) e Professora da Rede Estadual, Niterói/RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Martins de Souza, B., da Silva Andrade , N. M. ., & Abad Stefenson, E. . (2021). HISTÓRIA É O ESTUDO DOS CORPOS EM SUAS AÇÕES NOS SEUS ESPAÇOSTEMPOS. Educação Em Foco, 26(Especial). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.34878