POLÍTICA DE ACESSO E PERMANÊNCIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO BRASIL E EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26038Palavras-chave:
Assistência Estudantil. Ação Social no Ensino Superior. Universidade Pública. Política Social. Serviço SocialResumo
A assistência estudantil brasileira e a ação social portuguesa no ensino superior público (ASES) constituem um campo de atuação, investigação e de investimento social na garantia dos direitos humanos e sociais à formação universitária. Investigamos a dimensão social na sua acepção educativa facilitadora de formação superior e como elemento de integração social de grupos sociais vulneráveis no acesso ao ensino universitário. Definimos como objetivo geral sistematizar a configuração da ASES e utilizamos uma abordagem de natureza qualitativa baseada no método comparativo. Os resultados sugerem que a adoção de diretrizes internacionais afetou o desenvolvimento da ASES luso-brasileira, designadamente por fatores que impediram o fluxo contínuo de investimento, de estruturação e de planejamento, incapaz de responder de forma contemporânea e imediata às necessidades estudantis.Downloads
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Publicado
2019-04-30
Como Citar
Santos, C. P. C. dos, & Ferreira, J. M. L. (2019). POLÍTICA DE ACESSO E PERMANÊNCIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO BRASIL E EM PORTUGAL. Educação Em Foco, 23(1), 295–322. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26038
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Artigos
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