DESENVOLVIMENTO DESIGUAL, “QUESTÃO REGIONAL” E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26036Palavras-chave:
Desenvolvimento desigual. Questão Regional. Nordeste brasileiroResumo
O contexto contemporâneo é constituído na permanente dialética entre mudanças e continuidades, particularmente no âmbito das desigualdades regionais, fazendo ainda com que regiões como o Nordeste brasileiro tenha uma elevada taxa de analfabetismo e um reduzido índice de desenvolvimento humano, apesar da melhoria nas condições de vida e trabalho dos setores mais subalternizados durante a última década. O presente artigo é fruto do esforço de uma breve caracterização e problematização da “questão regional” no Brasil a partir da região Nordeste no contexto dos anos 2000. Para tanto, a contextualização dessa questão no padrão de desenvolvimento capitalista, atentando para algumas de suas tendências, como a lei do desenvolvimento desigual e combinado, foi um passo fundamental, demandando o diálogo com a realidade empírica através da pesquisa bibliográfica e documental, além do levantamento de dados primários e secundários referente ao período priorizado. Ressaltamos a necessidade da conexão entre a análise da realidade regional e o movimento mundial articulador de territórios que perpetua o “amalgama de formas arcaicas com as mais modernas”, em especial nas formações sociais dependentes como a brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-04-30
Como Citar
Pereira, E. M. (2019). DESENVOLVIMENTO DESIGUAL, “QUESTÃO REGIONAL” E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS. Educação Em Foco, 23(1), 239–268. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26036
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.