CONCEPÇÕES E SABERES MOBILIZADOS ENTRE A PROFESSORA ALFABETIZADORA E CRIANÇAS DE 6 ANOS EM PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

  • Kely Nogueira Souto Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Formação de alfabetizadores, Concepções e práticas, Crianças

Resumo

Este estudo analisa situações de ensino e de aprendizagem desenvolvidas com crianças de 6 anos matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Pretendeu-se compreender que concepções e saberes são mobilizados por uma professora junto às crianças que encontram-se em processo inicial da alfabetização. As situações apresentadas se sustentam num contexto e numa prática pedagógica que acontece na perspectiva da alfabetização com letramento e revela a sala de aula como um ambiente alfabetizador. A abordagem de análise considera os estudos de Soares (1988), entre outros, no que diz respeito à alfabetização e ao letramento e, à concepção de ambiente alfabetizador, enfatizada por Ferreiro (1986). A metodologia consistiu numa abordagem etnográfica utilizando-se recursos de entrevistas, observações, notas de campo, fotografias e filmagens envolvendo as professoras e as crianças. As questões centrais e as discussões realizadas permitiram compreender: Em que medida as estratégias de ensino da escrita se sustentam numa prática letrada? Que concepções de alfabetização e de letramento são evidenciadas pela professora ao atuar com crianças em processo de aprendizagem da escrita? Os resultados indicaram que as crianças vivenciaram oportunidades de interação com os diferentes gêneros discursivos que circulam na sociedade sendo estes expostos e trabalhados pela professora em sala de aula.

Biografia do Autor

Kely Nogueira Souto, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2009), Mestre em Estudos Lingüísticos pela Faculdade de Letras da UFMG (1998). Possui graduação em Pedagogia pela UFMG (1990) e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1989). Professora da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais - Centro Pedagógico. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de educação, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Desenvolve projetos de pesquisas na área de ensino, aprendizagem e formação de professores. Conclusão do Pós-doutoramento na Linha de Pesquisa, Formação de Professores, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2016).
Publicado
2019-04-30
Seção
Artigos