LEITURA, REPRESENTAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20108Palavras-chave:
Semiótica. Geografia. Representação.Resumo
Educar crianças e adolescentes para a leitura doterritório significa educá-los para a leitura da sua
relação com ele. Nesse sentido, necessita tanto de uma
exploração do contexto-território quanto das relações
na história que diferentes textos entretêm com aquele
contexto. Os diferentes textos baseiam-se nas relações
com a dimensão ecológica, social e transcendental ou
espiritual do contexto. Juntamente com a leitura, tornase
necessária a participação das crianças e adolescentes
na construção ideológica coletiva da identidade cultural
do próprio território. A participação permite a crianças
e adolescentes desenvolver práticas de liberdade em um
território (micro e macro) de forma a se sentirem menos
estrangeiros e, consequentemente, participem mais na
sua preservação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-27
Como Citar
Perillo, G. (2018). LEITURA, REPRESENTAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO. Educação Em Foco, 23(3), 899–922. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20108
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.