LEITURA, REPRESENTAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO

Autores/as

  • Giovanni Perillo Istituto Comprensivo “Manzoni-Poli” - Itália

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20108

Palabras clave:

Semiótica. Geografia. Representação.

Resumen

Educar crianças e adolescentes para a leitura do
território significa educá-los para a leitura da sua
relação com ele. Nesse sentido, necessita tanto de uma
exploração do contexto-território quanto das relações
na história que diferentes textos entretêm com aquele
contexto. Os diferentes textos baseiam-se nas relações
com a dimensão ecológica, social e transcendental ou
espiritual do contexto. Juntamente com a leitura, tornase
necessária a participação das crianças e adolescentes
na construção ideológica coletiva da identidade cultural
do próprio território. A participação permite a crianças
e adolescentes desenvolver práticas de liberdade em um
território (micro e macro) de forma a se sentirem menos
estrangeiros e, consequentemente, participem mais na
sua preservação.

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Publicado

2018-12-27

Cómo citar

Perillo, G. (2018). LEITURA, REPRESENTAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO. Educação Em Foco, 23(3), 899–922. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20108

Número

Sección

Artigos