A CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM NAS PROPOSTAS CURRICULARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUIZ DE FORA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20011Palavras-chave:
proposta curricular, aprendizagem, processo de ensinoResumo
Este estudo investiga a concepção de aprendizagem nas Propostas Curriculares da Rede Municipal de Ensino do município de Juiz de Fora/MG, elaboradas a partir de um processo de diálogo e discussão entre profissionais das diversas áreas de conhecimento e profissionais da educação municipal. Trata-se de uma pesquisa realizada no interior do Grupo GISE (Interação, Sociedade e Educação – CNPq/UFJF), cujos objetivos são analisar os textos das nove propostas curriculares em diferentes perspectivas e com diferentes objetos de análise. Este artigo apresenta os resultados da investigação referente à análise da concepção de aprendizagem dos documentos de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Línguas Estrangeiras, Arte, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos e como tal concepção é revelada no interior desses documentos. A adoção de uma concepção de aprendizagem pelos documentos curriculares explicita aos professores e gestores escolares como o processo de ensino deve ser conduzido, orientando-os na elaboração de atividades no interior da sala de aula, uma vez que conteúdos e objetivos de aprendizagem devem estar em estreita relação (DOLZ e SCHNEUWLY, 2004).Downloads
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Publicado
2018-08-03
Como Citar
Garcia-Reis, A. R. (2018). A CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM NAS PROPOSTAS CURRICULARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUIZ DE FORA. Educação Em Foco, 23(2), 472–497. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20011
Edição
Seção
Artigos
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