O AMBIENTE ESCOLAR COMO RECEPTÁCULO DIGITAL: IMPACTOS DA CIBERCULTURA

  • Roni Costa Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ https://orcid.org/0000-0002-3695-6421
  • Wladimir Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Sérgio Duarte Docente CEFET-RJ
Palavras-chave: Ensino Fundamental, Cibercultura, Comunidades Digitais

Resumo

Realizada durante os anos de 2014 e 2015 em uma escola do Estado do Rio de Janeiro - Brasil, a pesquisa em questão, apresenta os impactos provocados no interior do ambiente escolar pela Cibercultura e revelando desafios educacionais provocados pela interação dos discentes com as comunidades digitais. Os resultados apontam a escola como um universo social despreparado para perceber e articular problemas sociotecnológicos. Contudo, as redes sociais promovem a comunicação e a sociabilidade escolar, desenvolvendo a aprendizagem discente, desde que a análise crítica esteja dentro de uma formação digital mais ampla.

Biografia do Autor

Roni Costa Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
Professor e pesquisador da área de Tecnologias Educacionais, Ensino de Programação, Robótica e Redes de Conhecimento.
Wladimir Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
Professor de História
Publicado
2018-07-24
Seção
Outras Contribuições