O AMBIENTE ESCOLAR COMO RECEPTÁCULO DIGITAL: IMPACTOS DA CIBERCULTURA

Autores

  • Roni Costa Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ https://orcid.org/0000-0002-3695-6421
  • Wladimir Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Sérgio Duarte Docente CEFET-RJ

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20001

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Cibercultura, Comunidades Digitais

Resumo

Realizada durante os anos de 2014 e 2015 em uma escola do Estado do Rio de Janeiro - Brasil, a pesquisa em questão, apresenta os impactos provocados no interior do ambiente escolar pela Cibercultura e revelando desafios educacionais provocados pela interação dos discentes com as comunidades digitais. Os resultados apontam a escola como um universo social despreparado para perceber e articular problemas sociotecnológicos. Contudo, as redes sociais promovem a comunicação e a sociabilidade escolar, desenvolvendo a aprendizagem discente, desde que a análise crítica esteja dentro de uma formação digital mais ampla.

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Biografia do Autor

Roni Costa Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Professor e pesquisador da área de Tecnologias Educacionais, Ensino de Programação, Robótica e Redes de Conhecimento.

Wladimir Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Professor de História

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Publicado

2018-07-24

Como Citar

Ferreira, R. C., Barbosa, W., & Duarte, S. (2018). O AMBIENTE ESCOLAR COMO RECEPTÁCULO DIGITAL: IMPACTOS DA CIBERCULTURA. Educação Em Foco, 23(1), 341–362. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20001

Edição

Seção

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