MÍDIA-EDUCAÇÃO NA "PRIMAVERA SECUNDARISTA": UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Palavras-chave: mídia-educação - cultura - movimentos sociais

Resumo

O artigo analisa uma experiência de articulação entre uma disciplina de pós-graduação em uma universidade federal e as ocupações de escolas em defesa da educação durante a chamada "Primavera Secundarista" de 2016. O trabalho baseia-se em referências das teorias da comunicação, dos estudos culturais e da mídia-educação, bem como nos conceitos-chave do programa Cultura Viva do MinC (2009): autonomia, protagonismo, empoderamento e gestão em rede. Como um todo, o trabalho discute aspectos favoráveis ao compromisso da universidade com a educação básica, à mídia-educação para além da retórica e à invenção pedagógica no campo da Educação e da Comunicação.

Biografia do Autor

Gilka Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina
Andrea Brandão Lapa, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC
Publicado
2018-07-24
Seção
Artigos