MÍDIA-EDUCAÇÃO NA "PRIMAVERA SECUNDARISTA": UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620182319973

Palavras-chave:

mídia-educação - cultura - movimentos sociais

Resumo

O artigo analisa uma experiência de articulação entre uma disciplina de pós-graduação em uma universidade federal e as ocupações de escolas em defesa da educação durante a chamada "Primavera Secundarista" de 2016. O trabalho baseia-se em referências das teorias da comunicação, dos estudos culturais e da mídia-educação, bem como nos conceitos-chave do programa Cultura Viva do MinC (2009): autonomia, protagonismo, empoderamento e gestão em rede. Como um todo, o trabalho discute aspectos favoráveis ao compromisso da universidade com a educação básica, à mídia-educação para além da retórica e à invenção pedagógica no campo da Educação e da Comunicação.

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Biografia do Autor

Gilka Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Andrea Brandão Lapa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC

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Publicado

2018-07-24

Como Citar

Girardello, G., & Lapa, A. B. (2018). MÍDIA-EDUCAÇÃO NA "PRIMAVERA SECUNDARISTA": UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Educação Em Foco, 23(1), 39–60. https://doi.org/10.22195/2447-524620182319973

Edição

Seção

Artigos