À Sombra do Baobá: A Cultura Negra na Educação Etnomatemática

Autores

  • Wanderleya Nara Gonçalves Costa Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
  • Vanísio Luiz da Silva Rede Municipal de Ensino de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620162119875

Palavras-chave:

Africanidade. Ciências exatas. Tecnologias. Etnomatemática. Afetividade.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo contribuir com o cumprimento das determinações das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 por parte dos docentes da área de Ciências Exatas. Pautamo-nos no Programa Etnomatemática e em uma perspectiva socioconstrutivista da Psicologia da Educação Matemática para sugerir que a afetividade seja tomada como fator relevante para a aprendizagem escolar. Argumentamos que a adoção deste referencial, em conjunto com uma postura pedagógica que considere os elementos estruturantes da africanidade, pode colaborar com a emergência de conceitos e valores relevantes à constituição de posturas e estratégias pedagógicas mais adequados à população brasileira.

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Biografia do Autor

Wanderleya Nara Gonçalves Costa, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Professora da UFMT. Doutora em Educação pela USP. Membro do GEPEm-FE/USP e do GEPENI/UFMT.

Vanísio Luiz da Silva, Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Professor da rede municipal de São Paulo. Doutor em Educação pela USP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm-FE/USP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemáticas Negras e Indígenas (GEPENI/UFMT).

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Publicado

2016-12-12

Como Citar

Costa, W. N. G., & Silva, V. L. da. (2016). À Sombra do Baobá: A Cultura Negra na Educação Etnomatemática. Educação Em Foco, 21(3), 685–708. https://doi.org/10.22195/2447-524620162119875

Edição

Seção

Artigos