À Sombra do Baobá: A Cultura Negra na Educação Etnomatemática
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620162119875Palavras-chave:
Africanidade. Ciências exatas. Tecnologias. Etnomatemática. Afetividade.Resumo
O presente ensaio tem como objetivo contribuir com o cumprimento das determinações das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 por parte dos docentes da área de Ciências Exatas. Pautamo-nos no Programa Etnomatemática e em uma perspectiva socioconstrutivista da Psicologia da Educação Matemática para sugerir que a afetividade seja tomada como fator relevante para a aprendizagem escolar. Argumentamos que a adoção deste referencial, em conjunto com uma postura pedagógica que considere os elementos estruturantes da africanidade, pode colaborar com a emergência de conceitos e valores relevantes à constituição de posturas e estratégias pedagógicas mais adequados à população brasileira.Downloads
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Publicado
2016-12-12
Como Citar
Costa, W. N. G., & Silva, V. L. da. (2016). À Sombra do Baobá: A Cultura Negra na Educação Etnomatemática. Educação Em Foco, 21(3), 685–708. https://doi.org/10.22195/2447-524620162119875
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Artigos
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