MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E FORMAÇÃO DE FORÇA DE TRABALHO: O COLÉGIO POLIVALENTE DE UBERABA (1971-1982)

Autores

  • Renant Araújo Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Wenceslau Gonçalves Neto Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade de Uberaba (UNIUBE)

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620202519868

Palavras-chave:

Ditadura militar, escolas polivalentes, artes práticas.

Resumo

O presente trabalho aborda a história do Colégio Polivalente de Uberaba (Minas Gerais). A pesquisa tem como marcos cronológicos os anos de 1971 e 1982, período em que essa instituição vivenciou de forma mais intensa as características básicas que norteavam a organização das escolas polivalentes. Do ponto de vista metodológico o trabalho abrange pesquisa bibliográfica e documental procurando identificar o contexto histórico em que essa escola foi criada e o que ela trazia de diferente com relação à organização curricular e à metodologia de ensino. Constatou-se que as escolas polivalentes foram criadas na conjuntura da ditadura militar (1964-1985) em um momento marcado por desenvolvimento econômico que demandava mão de obra com certa qualificação. As escolas polivalentes procuravam integrar uma formação de cultura geral com uma formação de cultura técnica e científica visando a preparação futura de força de trabalho através da sondagem de aptidões e das disciplinas de artes práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renant Araújo Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e Prof. do Ensino Básico da Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba.

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Edição

Seção

Artigos