MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E FORMAÇÃO DE FORÇA DE TRABALHO: O COLÉGIO POLIVALENTE DE UBERABA (1971-1982)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.19868Keywords:
Ditadura militar, escolas polivalentes, artes práticas.Abstract
O presente trabalho aborda a história do Colégio Polivalente de Uberaba (Minas Gerais). A pesquisa tem como marcos cronológicos os anos de 1971 e 1982, período em que essa instituição vivenciou de forma mais intensa as características básicas que norteavam a organização das escolas polivalentes. Do ponto de vista metodológico o trabalho abrange pesquisa bibliográfica e documental procurando identificar o contexto histórico em que essa escola foi criada e o que ela trazia de diferente com relação à organização curricular e à metodologia de ensino. Constatou-se que as escolas polivalentes foram criadas na conjuntura da ditadura militar (1964-1985) em um momento marcado por desenvolvimento econômico que demandava mão de obra com certa qualificação. As escolas polivalentes procuravam integrar uma formação de cultura geral com uma formação de cultura técnica e científica visando a preparação futura de força de trabalho através da sondagem de aptidões e das disciplinas de artes práticas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.