LEITURA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: METACOGNIÇÃO E ENSINO EXPLÍCITO
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462017019857Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Leitura e Estratégias (meta)cognitivas.Resumo
Investigamos a apropriação de estratégias (meta)cognitivasde construção do sentido e do posicionamento leitor por onze indivíduos em situação de deficiência intelectual fundamentadas nas concepções de deficiência como construção social, sócio-histórica de aprendizagem, interacionista e sóciodiscursiva de leitura e dos novos estudos do letramento. Os dados produzidos indicam apropriação inicial do reconto e ideia principal e, bem melhor, das inferências, do assunto e do posicionamento, assim como dificuldades e destrezas implicadas nesta apropriação. Referendam o que pesquisas apontam sobre ensino da leitura na escola contemporânea: a necessidade, importância e centralidade da escola de promover a gestão da compreensão e do posicionamento leitor, pelo ensino sistemático, inclusive para estes indivíduos.Tais resultados desnaturalizam a ideologia de que indivíduos em situação de deficiência intelectual nãopodem se beneficiar de ensino sóciohistóricoe explícito da leitura por pedagogias críticas na construção das funções psicológicas superiores.
Palavras- chave: Deficiência Intelectual, Leitura e Estratégias (meta)cognitivas.
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