A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA E O JOGO DE BOLICHE: (RE)PENSANDO POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19840Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que teve como objetivo investigar o jogo de boliche como recurso didático para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a fim de ampliarmos as possibilidades de trabalho para além da maneira convencional de emprego desse jogo. Apoiados nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino, apresentamos as concepções de matemática e de jogo, articuladas ao processo de aprendizagem e desenvolvimento do psiquismo humano. Por fim, expomos a elaboração de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem, relacionando o boliche com diferentes conceitos matemáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.