EM RAZÃO DE QUE SE EDUCAM AS CRIANÇAS: DA APRENDIZAGEM OU DO DESEMPENHO ESCOLAR?

Autores

  • Karlane Holanda Araujo UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • RAIMUNDO HÉLIO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • SYLVIE LINS LINS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620202519763

Palavras-chave:

Aprendizagem. Criança. Rendimento escolar.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o cerne da questão em razão de que se educam as crianças, estabelecendo um confronto entre as concepções interacionistas acerca da aprendizagem e a premissa de maximizar o rendimento escolar infantil para obter melhor rentabilidade do investimento público. Conclui-se que as convicções de Piaget, Wallon e Vygostky, embora apresentem abordagens distintas, partem do pressuposto de que a criança deve ser percebida como um todo integrado, e não restrita ao seu aspecto cognitivo. Entretanto, na prática, devido à supremacia da lógica neoliberal, as teorias interacionistas estão sendo desprezadas e subutilizadas nas escolas de educação infantil e ensino fundamental em detrimento da política contemporânea de avaliação educacional, que tende a massificar e a classificar nossas crianças em nome de uma educação de qualidade, a qual se legitima a partir dos resultados dos testes padronizados. 

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Biografia do Autor

Karlane Holanda Araujo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA(UFC)

MESTRA EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA(UFC)

ESPECIALISTA EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA (UFJF)

PROFESSORA EFETIVA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ(IFCE)

RAIMUNDO HÉLIO LEITE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor Dr. Livre Docente do programa de pós-graduação em educação brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador da linha de pesquisa em Avaliação Educacional do curso de mestrado e doutorado em educação brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC).                                              

SYLVIE LINS LINS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Docente do programa de pós-graduação em educação brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra e Doutora em Educação.

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Publicado

2021-07-06

Edição

Seção

Artigos