EM RAZÃO DE QUE SE EDUCAM AS CRIANÇAS: DA APRENDIZAGEM OU DO DESEMPENHO ESCOLAR?

Autores

  • Karlane Holanda Araujo UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • RAIMUNDO HÉLIO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • SYLVIE LINS LINS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620202519763

Palavras-chave:

Aprendizagem. Criança. Rendimento escolar.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o cerne da questão em razão de que se educam as crianças, estabelecendo um confronto entre as concepções interacionistas acerca da aprendizagem e a premissa de maximizar o rendimento escolar infantil para obter melhor rentabilidade do investimento público. Conclui-se que as convicções de Piaget, Wallon e Vygostky, embora apresentem abordagens distintas, partem do pressuposto de que a criança deve ser percebida como um todo integrado, e não restrita ao seu aspecto cognitivo. Entretanto, na prática, devido à supremacia da lógica neoliberal, as teorias interacionistas estão sendo desprezadas e subutilizadas nas escolas de educação infantil e ensino fundamental em detrimento da política contemporânea de avaliação educacional, que tende a massificar e a classificar nossas crianças em nome de uma educação de qualidade, a qual se legitima a partir dos resultados dos testes padronizados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karlane Holanda Araujo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA(UFC)

MESTRA EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA(UFC)

ESPECIALISTA EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA (UFJF)

PROFESSORA EFETIVA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ(IFCE)

RAIMUNDO HÉLIO LEITE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor Dr. Livre Docente do programa de pós-graduação em educação brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador da linha de pesquisa em Avaliação Educacional do curso de mestrado e doutorado em educação brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC).                                              

SYLVIE LINS LINS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Docente do programa de pós-graduação em educação brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra e Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Araujo, K. H., LEITE, R. H., & LINS, S. L. (2021). EM RAZÃO DE QUE SE EDUCAM AS CRIANÇAS: DA APRENDIZAGEM OU DO DESEMPENHO ESCOLAR?. Educação Em Foco, 25(2). https://doi.org/10.22195/2447-524620202519763

Edição

Seção

Artigos