EM RAZÃO DE QUE SE EDUCAM AS CRIANÇAS: DA APRENDIZAGEM OU DO DESEMPENHO ESCOLAR?

Autores/as

  • Karlane Holanda Araujo UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • RAIMUNDO HÉLIO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • SYLVIE LINS LINS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.19763

Palabras clave:

Aprendizagem. Criança. Rendimento escolar.

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir o cerne da questão em razão de que se educam as crianças, estabelecendo um confronto entre as concepções interacionistas acerca da aprendizagem e a premissa de maximizar o rendimento escolar infantil para obter melhor rentabilidade do investimento público. Conclui-se que as convicções de Piaget, Wallon e Vygostky, embora apresentem abordagens distintas, partem do pressuposto de que a criança deve ser percebida como um todo integrado, e não restrita ao seu aspecto cognitivo. Entretanto, na prática, devido à supremacia da lógica neoliberal, as teorias interacionistas estão sendo desprezadas e subutilizadas nas escolas de educação infantil e ensino fundamental em detrimento da política contemporânea de avaliação educacional, que tende a massificar e a classificar nossas crianças em nome de uma educação de qualidade, a qual se legitima a partir dos resultados dos testes padronizados. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karlane Holanda Araujo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA(UFC)

MESTRA EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA(UFC)

ESPECIALISTA EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA (UFJF)

PROFESSORA EFETIVA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ(IFCE)

RAIMUNDO HÉLIO LEITE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor Dr. Livre Docente do programa de pós-graduação em educação brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador da linha de pesquisa em Avaliação Educacional do curso de mestrado e doutorado em educação brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC).                                              

SYLVIE LINS LINS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Docente do programa de pós-graduação em educação brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra e Doutora em Educação.

Publicado

2021-07-06

Cómo citar

Araujo, K. H., LEITE, R. H., & LINS, S. L. (2021). EM RAZÃO DE QUE SE EDUCAM AS CRIANÇAS: DA APRENDIZAGEM OU DO DESEMPENHO ESCOLAR?. Educação Em Foco, 25(2). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.19763

Número

Sección

Artigos