Educação inclusiva: já se falou muito sobre ela?
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462015019686Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Direito à Educação. Formação de Professores.Resumo
O objetivo deste texto é fornecer elementos para uma reflexão crítica acerca do que é hoje denominado “educação inclusiva”, especialmente em relação aos seguintes aspectos: o direito de todas as crianças e jovens a uma educação de qualidade; os equívocos da assim chamada inclusão; as lacunas na formação de professores e os aportes teóricos necessários à efetivação da educação para todos. O fato de existirem leis e resoluções que garantam a educação escolar universal, gratuita e laica para todos, inclusive para os deficientes, não vem garantindo o ensino de qualidade, ou seja, o aprendizado de conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade. Pesquisas vêm demonstrando que a formação que professores do ensino fundamental vêm recebendo, tanto a inicial quanto a continuada, não responde às suas necessidades profissionais. Pensar a educação inclusiva exige conhecer a nossa realidade social e política, bem como dominar conhecimentos teóricos com rigor epistemológico acerca do desenvolvimento humano e do papel da escola como ato educativo. Tomamos como marcos teóricos a filosofia de Karl Marx e Friedrich Engels, a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento de Lev Semionovich Vigotski e a pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani.Downloads
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Publicado
2015-02-24
Como Citar
Padilha, A. M. L. (2015). Educação inclusiva: já se falou muito sobre ela?. Educação Em Foco, 313–332. https://doi.org/10.22195/2447-52462015019686
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Artigos
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