Educação inclusiva: já se falou muito sobre ela?

Autores

  • Anna Maria Lunardi Padilha

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-52462015019686

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Direito à Educação. Formação de Professores.

Resumo

O objetivo deste texto é fornecer elementos para uma reflexão crítica acerca do que é hoje denominado “educação inclusiva”, especialmente em relação aos seguintes aspectos: o direito de todas as crianças e jovens a uma educação de qualidade; os equívocos da assim chamada inclusão; as lacunas na formação de professores e os aportes teóricos necessários à efetivação da educação para todos. O fato de existirem leis e resoluções que garantam a educação escolar universal, gratuita e laica para todos, inclusive para os deficientes, não vem garantindo o ensino de qualidade, ou seja, o aprendizado de conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade. Pesquisas vêm demonstrando que a formação que professores do ensino fundamental vêm recebendo, tanto a inicial quanto a continuada, não responde às suas necessidades profissionais. Pensar a educação inclusiva exige conhecer a nossa realidade social e política, bem como dominar conhecimentos teóricos com rigor epistemológico acerca do desenvolvimento humano e do papel da escola como ato educativo. Tomamos como marcos teóricos a filosofia de Karl Marx e Friedrich Engels, a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento de Lev Semionovich Vigotski e a pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani.

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Biografia do Autor

Anna Maria Lunardi Padilha

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1974), mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação Conhecimento Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente, é professora titular da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial; Inclusão e Exclusão Social; Práticas Educativas Escolares e não Escolares, formação de professores, Desenvolvimento Humano; Processos de Ensino e Aprendizado, Conhecimento e Cotidiano Escolar. Autora dos livros: Práticas pedagógicas na educação especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental (Autores Associados, 4ª ed. 2007) e Possibilidades de histórias ao contrário – como desencaminhar o aluno da classe especial (Plexus, 4ª ed. 2004). Uma das organizadoras dos livros Educação para todos: as muitas faces da inclusão escolar (Papirus, 2013) e Trabalho em Educação: processos, olhares, práticas, pesquisas. (2012).

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Publicado

2015-02-24

Como Citar

Padilha, A. M. L. (2015). Educação inclusiva: já se falou muito sobre ela?. Educação Em Foco, 313–332. https://doi.org/10.22195/2447-52462015019686

Edição

Seção

Artigos