Produzindo textos escritos na alfabetização inicial

  • Luciane Manera Magalhães
  • Suzana Lima Vargas
Palavras-chave: Produção de Textos Escritos. Alfabetização Inicial, Processos de Escrita.

Resumo

O ato de escrever na alfabetização inicial tem sido ressignificado nos últimos anos. Acreditamos que esse fato se deve às contribuições da Psicogênese, das Teorias Linguísticas e da publicação dos PCNs de Língua Portuguesa, os quais subsidiaram a construção de uma concepção de língua enquanto atividade social e um novo olhar para o conceito de texto e o ensino da produção de textos. Discutimos os direitos de aprendizagem de Língua Portuguesa postulados pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os quais apontam para uma concepção de texto enquanto processo, por meio da análise de situações de ensino que contemplam as diferentes etapas da produção de textos (planejar, escrever, revisar, reescrever). Ainda com base nos eixos de ensino da Língua Portuguesa, demonstramos que escrever na escola significa ir muito além de se preocupar com aspectos normativos, é preciso considerar os aspectos discursivos e textuais que reafirmam a essência interativa da linguagem. Apresentamos situações didáticas propiciadoras da escrita em sala de aula, fundamentais para que a criança se sinta motivada e segura para escrever sua própria palavra, independente do nível de escrita em que se encontre.

Biografia do Autor

Luciane Manera Magalhães
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000/2005). Realizou estágio sanduíche na Université Stendhal de Grenoble/França (2002/ 2003). Atuou dois anos como leitora de português na Université Stendhal, em Grenoble (2003/2005). Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordena o grupo de estudos e pesquisa em alfabetização ALFABETIZE. Coordenadora Geral do Programa de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores – Polo Juiz de Fora/MG: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Suzana Lima Vargas
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada do Departamento de Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Laboratório de Alfabetização. Coordenadora Adjunta de Português (2013) e Supervisora Pedagógica (2014) do Programa de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores – Polo Juiz de Fora/MG: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Publicado
2015-02-24
Seção
Artigos